ANÁLISE: BEM-VINDA, FORMIGA!

 

Formiga posa com a camisa do São Paulo no CFA de Cotia. Crédito: Igor Amorim

São-Paulinos de plantão!

O São Paulo teve grandes Camisas 8 em sua história. Entre eles, estão Muricy Ramalho, Kaká, Josué e Formiga. Sim, estou falando da craque da Seleção Brasileira de futebol feminino e de uma das melhores jogadoras do mundo. E ela está de volta ao Tricolor! 

Em um vídeo emocionante (assista clicando aqui), o clube anunciou o retorno da jogadora para a próxima temporada. Uma ótima notícia, já que estamos falando de alguém que já foi campeã com o manto preto, branco e vermelho e se tornou um dos pilares da modalidade no Brasil ao lado de Marta. Sua apresentação deve acontecer no dia 21 de junho.

Para quem não conhece, Miraildes Maciel Mota tem 43 anos e coleciona recordes em sua carreira. Um deles, é ser a jogadora, entre homens e mulheres, que mais disputou Copas do Mundo. São 7 no total (1995, 1999, 2003, 2007, 2011,2015 e 2019). Nesta última edição, realizada na França, tornou-se a atleta mais velha a disputar um Mundial. Na época, tinha 41 anos de idade. 

Formiga comemora título com a camisa do São Paulo. Crédito: Reprodução

Além disso, se tudo correr bem e se a pandemia deixar, a estrela disputará sua sétima Olimpíada. Medalhista de prata em Atenas (2004) e Pequim (2008), Formiga jogou todas as edições de Jogos Olímpicos que tiveram futebol feminino. A modalidade estreou em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Pelo SPFC, atuou entre 1997 e 2000 e conquistou um Campeonato Brasileiro e dois Estaduais. Além dela, participaram desses títulos outras grandes jogadoras do país, como a atacante Kátia Cilene, a meia Sissi e a goleira Maravilha.

Só pelo histórico, trazer um ícone do esporte como a Formiga é um grande acerto da diretoria. Além de deixar o atual time do Tricolor ainda mais competitivo, vai ajudar a promover e dar mais visibilidade ao futebol feminino no Brasil, que merece atenção dos torcedores e da mídia.

Seja bem-vinda, Formiga! Boa sorte nessa sua nova passagem pelo Clube da Fé!

Vai, São Paulo!

Comentários