São-Paulinos de plantão!
O ano de 1992 foi mágico para o torcedor do São Paulo, afinal de contas, a equipe então dirigida por Telê Santana conquistou títulos importantes, como o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial Interclubes.
Além das exibições inesquecíveis de Raí e companhia, aconteceram outros fatos marcantes. Por acaso, você sabe ou lembra como era o Brasil e o mundo naquela época?
+ Especial 92: Criciúma 3x0 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: San José 0x3 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: Bolívar 1x1 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
Abaixo, selecionamos acontecimentos de temas diversos e algumas curiosidades sobre 1992. Teve Olimpíadas, saída de presidente, surpresa na Eurocopa, Batman brilhando no cinema, entre outras coisas. confira:
NO BRASIL
- A moeda Real ainda não existia no Brasil. O dinheiro utilizado era o Cruzeiro. Para se ter ideia, o Real foi adotado no Brasil no dia 1º de julho de 1994, durante o mandato do presidente Itamar Franco.
- Na política brasileira, o povo foi para as ruas com a cara pintada para pedir a saída do então presidente da república, Fernando Collor de Melo. No mês de dezembro, o mandatário renunciou ao cargo. Itamar Franco assumiu o posto até a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.
- Na televisão, o programa Xou da Xuxa, apresentado pela apresentadora Xuxa Meneguel que virou referência entre o público infantil, chegou ao fim. Além disso, ocorreu o assassinato da atriz Daniela Perez, algo que chocou todo o país. O crime foi cometido pelo ator Guilherme de Pádua e sua então esposa, Paula Thomaz.
NO CINEMA
- Michael Keaton ainda era o Homem-Morcego no filme Batman: O Retorno, do diretor Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura). Nele, o herói enfrenta o Pinguim, de Danny DeVito (Irmãos Gêmeos) e a inesquecível Mulher-Gato, de Michelle Pfeiffer (Homem-Formiga e a Vespa).
- Ainda na telona, O Silêncio dos Inocentes, estrelado por Anthony Hopkins (Thor), venceu sete Oscars. Entre eles, o de melhor filme, melhor diretor (Jonathan Demme), melhor ator (Hopkins) e melhor atriz (Jodie Foster).
- Outro sucesso lançado em 1992 foi o filme O Guarda-Costas, estrelado por Whitney Houston e Kevin Kostner. Além do romance entre a cantora e seu guardião, o que também cativou o público foi a canção tema do longa I Will Always Love You, imortalizada pela própria Houston.
NO ESPORTE
- Aconteceu os Jogos Olímpicos de Barcelona, edição que contou com a exibição do Dream-Team de Basquete Masculino dos Estados Unidos, com Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, entre outros. Para os brasileiros, o evento ficou inesquecível pois foi nele que veio o primeiro ouro em esporte coletivo. No caso, o vôlei masculino de Tande, Marcelo Negrão e Giovani bateu a forte Holanda na final. No judô, Rogério Sampaio foi campeão em cima do húngaro József Csák.
- Em 92, a Dinamarca surpreendeu o mundo ao conquistar a Eurocopa, realizada na Suécia, após vencer a Alemanha, na final, por 2 a 0. Naquele time, estavam o goleiro Peter Schmeichel (pai de Kasper Schmeichel, goleiro do Leicester, da Inglaterra), e os irmãos Michael e Brian Laudrup. Para se ter ideia, Michael estava no Barcelona que perdeu para o Tricolor na decisão do Mundial.
NA MÚSICA
- No Brasil, Daniela Mercury entoava o seu Canto da Cidade e o Axé se destacava no país. No sertanejo, Brincar de Ser Feliz, da dupla Chitãozinho e Xororó, entrou para a parada de sucesso.
- Entre as bandas de rock, November Rain, dos Guns N' Roses, foi um dos hits de 92, assim como a balada To be With You, do Mr. Big. Eric Clapton também emocionou com sua Tears in Haven.
- Ocorreu a terceira edição do festival Hollywood Rock. No caso, o evento foi no Pacaembu em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Sambódromo. Entre os artistas, marcaram presença Skid Row, Extreme, Living Colour, Seal, Titãs, Lulu Santos, Barão Vermelho, entre outros.
O que mais vem na memória quando o assunto é 1992?
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário