ANÁLISE: COMO FICA O TIME COM A CHEGADA DE CALLERI E GABRIEL NEVES

Calleri comemora gol marcado contra o Água Santa. Crédito: Fernando Nunes/ São Paulo FC

São-Paulinos de plantão!

Agora que está tudo fechado, o que não sai da cabeça é o seguinte: como Hernán Crespo vai escalar o São Paulo com Jonathan Calleri e Gabriel Neves? Vai manter os três zagueiros? Esquema 4-4-2? Com ou sem Luciano? 

Uma coisa é certa: Pablo deve perder espaço com a chegada do atacante argentino, já que é bastante contestado pela torcida. Acredito que, quando todos estiverem em condições, o esquema tático será com três zagueiros, afinal de contas, Crespo prefere jogar dessa forma. É possível montar o time assim:

1 - Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Luciano e Reinaldo; Rigoni e Calleri.

Nessa primeira formação, Luciano jogaria mais recuado do que de costume, já que tem habilidade de se movimentar pelo campo e prender a bola mais atrás. Agora, dá para ter uma escalação mais ousada, ainda mantendo o esquema 3-5-2. Veja abaixo:

2 - Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Rigoni, Luan, Liziero, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Calleri.

Sim, aqui Rigoni jogaria na ala direita, no lugar de Daniel Alves, deixando Luciano fazendo dupla com Calleri no ataque. Vale lembrar que Rigoni atuou na direita em seus primeiros jogos no Tricolor e não foi mal. É claro que, para que essa formação funcione, é preciso uma atenção redobrada da defesa, principalmente de Arboleda, pois o argentino não voltaria o tempo inteiro para marcar e ficaria mais aberto na frente. Única coisa é que, pelo histórico, acho difícil o "Good Crazy" ir para o banco.

É também possível imaginar a equipe num 3-4-3, ou seja, com Luciano, Calleri e Rigoni jogando mais avançados. Aí a escalação seria assim: 

3 - Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano, Calleri e Rigoni. 

Mas e o Gabriel Neves? Neste primeiro momento, acredito que ficará no banco, afinal de contas, Luan e Liziero estão bem entrosados e são peças fundamentais para o time. De qualquer forma, acredito que o uruguaio deve atuar como segundo volante, ou seja, se Luan estiver em campo ele fará a função de Liziero. Já se Liziero estiver em campo, o Camisa 14 faz a função do colega de Cotia e Neves segue como segundo volante.

Também é importante observar que o lateral Welington e o meia Benítez não estão nas formações sugeridas. No caso de Benítez, devido ao seu histórico de lesão, imagino que será opção para o segundo tempo na maioria das vezes. Já Welington tem total condição de ser titular. Dependendo do jogo, ele pode até começar pois tem muita força na marcação e consegue ir bem no ataque.

Vamos aguardar o que Crespo vai fazer. E aí? Qual time você escalaria?

Vai, São Paulo! 



Comentários