TBT TRICOLOR: DINHO, ÍDOLO DE DOIS TRICOLORES

 

Dinho, ídolo de São Paulo e Grêmio, durante o programa Bem Amigos do Sportv. Crédito: Reprodução

São-Paulinos de plantão!

Como no próximo sábado (14/08) tem São Paulo x Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, o TBT Tricolor relembra um jogador que foi ídolo das duas equipes. Estou falando de Edi Wilson José dos Santos, o Dinho, volante pegador que ganhou dois Mundiais e três Libertadores somando as passagens pelos dois clubes.

No SPFC, chegou em 1992. Caiu nas graças da torcida devido ao seu estilo de jogo raçudo, com uma marcação forte e dedicação absoluta na hora de roubar as bolas dos adversários. Fez 114 partidas e marcou 12 gols com o manto preto, branco e vermelho. 

Aliás, um dos mais marcantes foi contra o Newell´s Old Boys-ARG, no Morumbi, pelas oitavas de final da Libertadores de 1993, em que acertou lindo chute de fora da área e começou a virada épica para cima dos argentinos. Na ocasião, o Tricolor perdeu o primeiro duelo, em Rosário, e chegou ao Brasil precisando vencer por, pelo menos, três gols de diferença. Foi 4 a 0!

Time do São Paulo Campeão do Mundo de 1993. Crédito: Reprodução

No Clube da Fé, conquistou o bi da Libertadores e do Mundial. Na final contra o Milan-ITA, em 1993, foi titular e importante na hora de segurar o poderoso ataque adversário, que contava com o francês Papin e o italiano Massaro.

Em 1994, se envolveu numa transação com o Santos mas acabou indo parar no Grêmio. Lá, se tornou um dos pilares da equipe de Luis Felipe Scolari e conquistou vários títulos, entre eles a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996. Em Porto Alegre, também ganhou o apelido de "Cangaceiro dos Pampas", por causa do seu estilo de jogo duro. Acabou saindo do clube em 1998.

Além de Dinho, outros personagens também foram importantes com as camisas de São Paulo e Grêmio, como Carlos Miguel, Marcelinho Paraíba, Telê Santana, Luciano, Maicon, entre outros.

No próximo sábado, os dois se enfrentam no Morumbi, às 21h, em busca da reabilitação no torneio nacional. O SPFC é o 16º da tabela, com 15 pontos. O Grêmio é o 19º, com 10.

Vai, São Paulo! 


Comentários