CINE TRICOLOR: SÉRIE MARADONA - CONQUISTA DE UM SONHO

Ator Nazareno Casero como Diego Armando Maradona. Crédito: Divulgação 

São-Paulinos de plantão!

Como a temporada acabou e estamos sem jogos do São Paulo marcados, quero aproveitar o espaço para falar sobre filmes e séries relacionadas ao futebol. Para quem gosta da modalidade, há várias opções que focam no esporte mais popular do Brasil. 

Para começar, quero comentar a série Maradona: Conquista de Um Sonho, disponível no serviço de streaming da Amazon Prime. A produção possui 10 episódios e conta a trajetória do craque argentino, passando pela sua infância e atuações históricas pelo Argentinos Jr. Boca-Jrs, Napoli e Seleção.

Sem enrolar muito, gostei demais da série, principalmente por causa da contextualização da época e caracterização dos personagens. Os atores Nicolás Goldschimdt (fase jovem), Nazareno Casero (fase adulta) e Juan Palomino (fase veterana) estão praticamente idênticos ao astro. Neste ponto, vale destacar os trabalhos dos dois primeiros, que reproduzem com exatidão os trejeitos de Maradona no campo, incluindo as comemorações de cada gol e a forma que corria com a bola.

Os três atores caracterizados como Maradona. Crédito: Divulgação

Palomino, que interpreta a estrela já aposentada do futebol, é feliz ao usar um tom de voz áspero e cansado, bem semelhante ao do atleta.  

Outro ponto positivo da produção é o roteiro. A trama começa com Diego já longe dos gramados sofrendo uma overdose em Punta Del Este, no Uruguai, e ficando entre a vida e a morte. Enquanto o protagonista fica em coma, começam os flashbacks contando toda a jornada do Camisa 10, desde sua infância humilde até chegar no auge da carreira.  

Cena da série sobre Diego Armando Maradona, do Prime Vídeo, Crédito: Divulgação

O interessante são os detalhes apresentados em cada cena. Com mesclas de imagens reais e fictícias, a sensação que fica é de uma retratação precisa dos jogos abordados e momentos cruciais na vida do protagonista. Destaque para a reprodução de gols históricos do jogador e também dos acontecimentos extra campo. Sua adoração pelas mulheres, pela farra e pelas drogas estão lá. Inclusive, há passagens até chocantes de Maradona tendo abstinência de Cocaína. 

Mas e a comparação com Pelé? Claro que não podia faltar! O Rei do Futebol até aparece em um dos episódios, para se ter ideia. A boa notícia é que a produção, mesmo afirmando que o argentino é melhor (óbvio que seria assim!), toda menção ao brasileiro é feita de forma respeitosa e bem humorada. 

Sem exagero, Maradona: Conquista de Um Sonho é uma das melhores produções sobre futebol dos últimos anos. Autêntica, emocionante e intensa, a série é uma linda homenagem a um dos maiores jogadores da história. O bom é que a segunda temporada foi confirmada! Vale muito a pena conferir!   

Vai, São Paulo!

Comentários