ANÁLISE: JUVENTUDE 2X2 SÃO PAULO - COPA DO BRASIL 2022

 Crédito: Montagem

São-Paulinos de plantão!

Um empate que caiu do céu para o São Paulo em Caxias do Sul. Depois de estar perdendo por 2 a 0 para o Juventude, o Tricolor arrancou um 2 a 2 no final, o que deixa o clube vivo pela vaga para a próxima fase da Copa do Brasil.

Resultado bom e uma partida horrorosa. E não é exagero tal informação. Isso porque a equipe de Rogério Ceni fez um primeiro tempo horroroso, com inúmeros erros de passes, falhas de posicionamento e sem padrão tático. O principal destaque negativo foi Igor Vinícius, que não marcou, não apoiou e errou tudo o que tentou. 

O primeiro gol gaúcho saiu depois da defesa do SPFC se posicionar errado e deixar Pitta livre para marcar de cabeça. O segundo, veio em um contra-ataque alviverde em que Óscar Ruiz acertou um petardo no ângulo de Jandrei. 2 a 0 foi pouco.

No segundo tempo, Rogério Ceni fez três alterações, colocando Nikão, Rodrigo Nestor e André Anderson nos lugares de Talles Costa, Gabriel Sara e Luciano. De um jeito ou de outro acabou dando certo, já que Arboleda diminuiu logo no início. O empate aconteceu nos acréscimos, com Reinaldo, em cobrança de pênalti.

Pelas circunstâncias, o empate foi maravilhoso. Basta uma vitória simples no Morumbi para avançar na Copa BR. Nova igualdade leva a disputa para os pênaltis. Agora, o desempenho do SPFC foi mais uma vez preocupante. Está claro que o esquema de jogo adotado por Ceni não funciona longe do Morumbi. 

A diferença do duelo do Alfredo Jaconi (Juventude) para o do Maracanã (Flamengo) e do Allianz Park (Palmeiras) é que o São Paulo não perdeu. No entanto, o rendimento do time foi idêntico nos três jogos, o que preocupa pois, para quem quer uma vaga na Libertadores via Brasileirão e almeja ganhar campeonatos, vai precisar vencer e conquistar pontos fora de casa.

NOTAS:

Jandrei - Perdido no primeiro gol e podia não estar tão adiantado no segundo. 5,0!

Igor Vinícius - Errou tudo. Realmente, é a terceira opção do elenco. 2,5!

Arboleda - Fez o gol que recolocou o SPFC no jogo. 7,0!

Miranda - Perdido no primeiro tempo. No segundo melhorou. 5,5!

Reinaldo - Fez o gol de empate, o que manteve o time vivo na competição. Deu assistência para o tento de Arboleda. 7,5!

Pablo Maia - Totalmente sem confiança. Outra partida ruim. 4,0!

Gabriel Sara - Ainda sem ritmo. Não acompanhou a velocidade da partida. 5,0!

Talles Costa - Se apresentou pouco para o jogo. 5,0!

Alisson - Atuação apagada. 5,0!

Calleri - Nervoso no primeiro tempo. No segundo, teve uma boa chance de cabeça. 5,5!

Luciano - Mais brigou do que jogou. Foi substituído no intervalo. 4,5!

Nikão, André Anderson, Rodrigo Nestor, Patrick e Moreira - Dos que entraram em campo, Moreira corrigiu o lado direito (6,0!) e Patrick lançou a bola que originou o pênalti do empate (6,5!). Os outros foram pouco efetivos (5,0 cada!).

Rogério Ceni - Precisa achar um esquema para que o time consiga ser competitivo fora de casa. O empate em Caxias foi ótimo, mas o rendimento foi tão ruim quanto no Maracanã e no Allianz. 5,5!

Vai, São Paulo!

Comentários