ANÁLISE: CROÁCIA 1(4)X(2)1 BRASIL - COPA CATAR 2022

Neymar chora a eliminação na Copa de 2022. Crédito: Reprodução

São-Paulinos de plantão!

De novo, o Brasil caiu nas quartas. De novo, parou numa seleção europeia. Agora, foi a Croácia! É que derrota! Cruel, doída e inacreditável! 

O futebol é maravilhoso porque reserva surpresas a qualquer momento. Infelizmente, ela foi a favor do lado croata. Ninguém imaginava um gol nos minutos finais da prorrogação, ainda mais depois de Neymar fazer um golaço, digno de Camisa 10, momentos antes.

Mas aconteceu o imponderável e ele pode ser explicado. Não foi à toa! A Seleção Brasileira não foi capaz de segurar o resultado porque não teve preparo emocional para ser malandro e catimbeiro na parte decisiva da partida. E qual o motivo disso?

Falta de repertório tático. É aí que entra o péssimo trabalho do técnico Tite. A Croácia fez o óbvio, ou seja, povoou o meio de campo desde o início e ficou tocando a bola para passar o tempo e irritar os brasileiros. Neste cenário, não mudar a formação do time e nem tentar algo diferente foram erros primários, assim como tirar Vinícius Jr e Militão, além de deixar o nosso Camisa 10 para cobrar a quinta cobrança de pênalti. Cobrança essa que não existiu e nunca existirá! O certo era abrir a série ou, sabendo do risco de acabar, bater a quarta cobrança no lugar de Marquinhos.

E mais, não dá para aceitar um time que tá ganhando tomar um gol de contra-ataque nos minutos finais. Não dá, Tite!

De novo, ficamos com o gosto amargo da derrota e a sensação de um vazio gigante. No entanto, é possível superar esse vazio. Como? Começa com a escolha de um novo treinador. Tá na hora de pensar fora da caixa e trazer alguém de fora do país. GUARDIOLA JÁ!

NOTAS:

Alisson - Não comprometeu. 6,0!

Éder Militão - Estava fechando bem o lado direito até ser substituído. Não deveria ter saído. 6,5!

Marquinhos - Acabou errando a última cobrança de pênalti e desviando a bola no gol de empate. Tirando o azar, poderia ter alertado o time para segurar o resultado. 5,5!

Thiago Silva - Tecnicamente perfeito, mas seu emocional se mostrou fraco novamente. Faltou personalidade para levantar o ânimo do time. 4,0!

Danilo - O gol croata saiu do seu lado. Não acompanhou o adversário no lance. 4,0!

Casemiro - Foi sua pior partida na Copa, mas nos pênaltis mostrou o que um líder deve fazer. 6,0!

Paquetá - Sumido do início ao fim. 5,0!

Neymar - Gol de Camisa 10, mas deveria ter se apresentado para bater o primeiro pênalti ou o quarto, já que tinha chance de acabar. Isso pesa demais!  6,5!

Raphinha - Apagado. 5,0!

Richarlison - Não conseguiu sair da marcação adversária. 5,0!

Vinicius Jr. - Não conseguiu se impor, mas não deveria ter saído. 5,0!

Antony, Rodrygo, Pedro, Fred e Alex Sandro - Antony tentou ser criativo no drible. 6,0! Rodrygo errou o primeiro pênalti, mas mostrou personalidade. Não era ele que tinha que bater! 5,0! Fred estava perdido no lance do gol. 4,0! Alex Sandro jogou pouco, então sem nota. Pedro mostrou personalidade nos pênaltis. 6,5!

Tite - Péssimo trabalho. Aprendeu nada com a derrota para Bélgica quatro anos atrás. Mostrou não ter nível suficiente para uma Copa do Mundo, pois não teve repertório, leu o jogo errado, mexeu mal e ainda escolheu os jogadores errados para bater pênalti. Ah, não se toma gol de contra-ataque quando o time tá ganhando! ZERO!

Vai, São Paulo! 






Comentários