ANÁLISE: SÃO PAULO 0X0 BOTAFOGO - BRASILEIRÃO 2023

 São Paulo e Botafogo empatam sem gols no Morumbi. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Como esperado, um jogo truncado, chato e bem amarrado entre São Paulo e Botafogo no Morumbi. Prevaleceu a boa defesa do líder e o desgaste físico e mental do finalista da Copa do Brasil. Lucas Silvestre, que substituiu o suspenso Dorival Júnior, até escalou um time bem diferente do que foi visto no Majestoso, mas o Tricolor não conseguiu imprimir velocidade e nem objetividade.

Pelo lado do SPFC, era esperado uma queda de rendimento, muito por causa do desgaste do duelo com o Corinthians. James Rodríguez, a grande sensação da partida, não teve espaço para trabalhar e acabou com uma atuação bem apagada. No intervalo, deu lugar para Lucas, que até ensaiou boas arrancadas, mas logo ficou preso no esquema alvinegro. 

Agora, o jogo deixou uma lição importantíssima, que precisa ser encarada seriamente daqui para frente. No futebol, é preciso ser letal. Não dá para Juan e Pato perderem os gols que perderam. No caso de Juan, faltou calma e levantar a cabeça para ver onde estava o goleiro Lucas Perri, nas duas oportunidades que teve. Em partidas equilibradas, em que não há tantas chances de balançar a rede, é preciso matar o adversário. Para não ser injusto, o jovem atacante fez bem o trabalho tático, mas precisa botar o pé na forma urgentemente.

O 0 a 0, mesmo em casa, não é de se jogar fora, afinal de contas, do outro lado estava o melhor time do campeonato. O problema foi empatar com o Bahia e perder para o Atlético-MG, que não ganhava de ninguém até então. Por mais que o Tricolor esteja bem nas copas (Brasil e Sudamericana), é preciso ligar o alerta no Brasileirão, pois a equipe tem um retrospecto ridículo fora de casa e vai se distanciando cada vez mais do grupo de cima da tabela.

NOTAS:

Jandrei - Deu arrepios em algumas saídas de bola, mas foi seguro de maneira geral. 6,0!

Nathan - Perdeu uma boa chance no final, mas marcou bem na defesa. 6,0!

Arboleda - Não brincou com o ataque botafoguense. 6,5!

Diego Costa - Partida segura - 6,5!

Welington - Aguentou bem fisicamente o jogo inteiro. 6,0!

Pablo Maia - Saiu no começo porque passou mal. Sem nota!

Gabriel Neves - Marcou bem e fez boas inversões de bola. 6,0!

Michel Araújo - Outro que foi na marcação, mas faltou objetividade no ataque. 5,5!

James Rodríguez - Ainda tá fora de forma. Bem apagado. Saiu no intervalo. 5,0!

Luciano - Mais um amarelo besta por reclamação. Foi irritante. 5,0!

Juan - Fez bem o trabalho tático e de recomposição, mas não pode perder os gols que perdeu. 4,0!

Luan, Lucas, Pato, Calleri e Rodriguinho - Luan foi uma boa notícia. Aguentou bem o tranco. 6,5! Lucas começou bem mas depois cansou. 6,0! Pato também perdeu um gol que não pode. Teve a sorte que o árbitro marcou impedimento, mas não estava. 4,5! Calleri ficou preso na marcação. 5,5! Rodriguinho entrou no fim, então sem nota!

Lucas Silvestre - Segundo vez que comanda a equipe e segundo empate sem gols em casa. Neste caso, o resultado não é de se jogar fora. 6,0!

Vai, São Paulo!

Comentários