ANÁLISE: SÃO PAULO 1(4)X(5) 0 LDU - COPA SUDAMERICANA 2023

 Luciano chora após eliminação para LDU na Sula. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Nem mesmo o gogó das mais de 52 mil pessoas no Morumbi foi suficiente para classificar o São Paulo na Copa Sudamericana. O time decepcionou e foi eliminado nos pênaltis para a LDU.

A atmosfera criada no estádio, com a torcida empurrando o tempo inteiro, até deu a impressão que a vaga viria na marra, mas não foi bem assim. O Tricolor errou demais no confronto como um todo. Para começar, em Quito, foi amassado no primeiro tempo e só não chegou morto por falta de competência dos equatorianos. Depois, achou um gol que manteve a disputa em aberto.

Na volta, a equipe até que correu, lutou, pressionou e tentou. O problema foi que os principais jogadores não tiveram uma noite feliz. Lucas não foi objetivo, Luciano perdeu chances importantes, James cobrou um pênalti de forma medonha e Calleri perdeu gols inacreditáveis. Num deles, se embaralhou sozinho com a bola, de forma bizarra, na cara do goleiro. 

Aliás, o argentino infelizmente fez uma de suas piores partidas com a camisa do SPFC. É verdade que na hora mais tensa pegou a bola e converteu a penalidade, mas durante os 90 minutos foi péssimo. O que se viu foi um jogador abatido, triste e sem ambição. 

Outro que deixou a desejar foi Pablo Maia. O volante, que é fundamental para o funcionamento coletivo da equipe, mais uma vez foi abaixo da crítica. Não desarmou, não chutou, não marcou, não fez nada de produtivo.

O fato é que a cobrança precisa existir, pois toda eliminação é péssima. No entanto, não é hora de crucificar os atletas, caçar bruxas ou demonizar o time. O Clube da Fé tem pela frente uma das finais mais importantes de sua história e é necessário que haja recuperação de todos até lá. Desde o jogo com o Corinthians (16/08), o time não atua bem e se mostra bastante desgastado fisicamente e mentalmente. Se o título inédito é o maior desejo (TEM QUE SER!), isso precisa mudar o mais rápido possível.

NOTAS:

Rafael - Fez defesas importantes durante o jogo. Não pegou pênalti, mas não foi o culpado pela derrota. 6,0!

Rafinha - Foi ok. 6,0!

Arboleda - Fez um gol decisivo, que permitiu as penalidades máximas. 8,0!

Beraldo - Mostrou personalidade ao fazer sua cobrança de pênalti. 7,0!

Welington - Teve trabalho na defesa, mas suportou bem o jogo. 6,0!

Pablo Maia - Mais uma vez foi um dos piores em campo. 4,0!

Alisson - Deu boa dinâmica para o time. 7,5!

Rodrigo Nestor - Partida apagada. 5,0!

Lucas - Não teve uma boa noite. 5,0!

Luciano - Perdeu chances importantes. 5,0!

Calleri - Na hora mais crítica pegou a bola e converteu bem o pênalti, mas não foi o Calleri que conhecemos. Errou demais durante o jogo. 4,5!

W. Rato, James Rodríguez e Michel Araújo - Rato entrou bem e deu novo ritmo. 6,0! James botou a bola na cabeça de Arboleda no gol, mas perdeu o pênalti decisivo. Está em dívida com a torcida. 4,5! Michel Araújo fez boas transições. 6,0!

Dorival Júnior - No Morumbi não cometeu grandes erros, mas no confronto como um todo foi muito mal. O péssimo primeiro tempo em Quito pesou para a eliminação. Precisa recuperar o time fisicamente e mentalmente para não fazer feio na Copa do Brasil. 5,0!

Vai, São Paulo! 


Comentários