ANÁLISE: DANIEL ALVES NA ALA OU NO MEIO?

 

Daniel Alvez durante jogo do São Paulo em 2021. Crédito: Rubens Chiri/ SPFC

São-Paulinos de plantão!

Desde que Daniel Alves foi anunciado como reforço do São Paulo, em agosto de 2019, o principal debate é se ele deve jogar na lateral direita ou no meio de campo. O fato é que a discussão novamente ganhou força após os dois últimos jogos, contra Palmeiras e Sporting Cristal, quando o Camisa 10 atuou (e muito bem!) como ala. Vale ressaltar: como ala e não lateral, ou seja, sem grandes preocupações de marcar e se desgastar ao ir e voltar para a defesa o tempo inteiro.

Sem dúvida, ninguém conhece o lado direito como ele no futebol brasileiro atual, tanto que Hernán Crespo afirmou em sua entrevista coletiva, após a estreia da Libertadores, que pretende manter o jogador nessa posição, já que Igor Vinicius está lesionado e Orejuela sem condições no momento.

"Acredito que Daniel Alves seja um craque. Pode jogar em todas as posições. Nesse momento, a equipe precisa dele na lateral. Está fazendo muito bem, então pensamos que pode ficar tranquilamente ali", afirmou o treinador.

De fato, acredito ser uma boa opção manter Daniel Alves na ala direita, afinal de contas, isso abriu boas oportunidades de criação pelo setor e tirou a dependência dos avanços de Reinaldo pela esquerda. No entanto, eu não descartaria usá-lo também no meio de campo em determinados jogos. 

Tudo bem que ele não foi bem como armador nas últimas partidas, mas houveram momentos em que o Camisa 10 se destacou na posição, como no duelo diante do Atlético-MG, no Morumbi (3 a 0!) e nos quatro confrontos contra o Flamengo na última temporada, por exemplo.

Para sair da fila de títulos, é necessário que o São Paulo mostre repertório tático e variações de jogadas. Daniel Alves pode ajudar nesses quesitos com sua experiência e capacidade de atuar em mais de uma função. É bom lembrar: cada adversário exige estratégias diferentes!

Independente de Daniel Alves na direita ou no meio, a boa notícia é que o elenco começa a ganhar mais opções, ou seja, parece estar melhor do que o da temporada de 2020/2021.

Vai, São Paulo!

Comentários