RELEMBRE A VEZ EM QUE O SÃO PAULO BATEU SPORTING CRISTAL E GRÊMIO NA MESMA NOITE

 

Juninho comemora gol com a camisa do São Paulo. Crédito: São Paulo FC

São-Paulinos de plantão!

Vai começar a Libertadores! A estreia do São Paulo acontece contra o Sporting Cristal-PER, em Lima, nesta terça-feira (20/04), às 21h30. O curioso é que o adversário é um velho conhecido em torneios internacionais, já que os dois se enfrentaram pelas quartas de final da antiga Copa Conmebol. Na oportunidade, os brasileiros venceram em casa por 3 a 1 e empataram em 0 a 0 no Peru.

Mas o legal dessa história é que o Clube da Fé bateu o rival estrangeiro e minutos depois bateu o Grêmio. É isso mesmo! Você não leu errado! Essa façanha aconteceu em 16 de novembro de 1994. Dois jogos no Morumbi numa mesma noite.

Para começar, o tal confronto com o Sporting Cristal. O então técnico iniciante Muricy Ramalho, orientado pelo mestre Telê Santana, escalou um time de garotos (o famoso Expressinho), que estavam Denílson (hoje companheiro de Renata Fan no programa Jogo Aberto, da Band), Rogério Ceni, Bordon, entre outros. Time alternativo para poder sobreviver a noite caótica.

Depois de um começo difícil, em que Palácios fez um lindo gol de cobertura no arqueiro tricolor, a equipe passou a comandar mais o jogo. Na segunda etapa, o então auxiliar de Telê colocou Juninho Paulista no lugar de Nelson para colocar fogo na partida. E foi isso o que aconteceu! O hoje Coordenador da Seleção Brasileira empatou de falta e depois fez linda jogada individual pela direita e cruzou para Caio (atual comentarista da TV Globo) completar de voleio e virar para 2 a 1. No terceiro gol, o jovem camisa 10 mandou linda bola para Denílson, que driblou zagueiro e goleiro antes de mandar para rede. No fim, 3 a 1 Tricolor! Boa vantagem para o jogo de volta!

No entanto, a noite ainda era uma criança. Havia o duelo contra o Grêmio de Luiz Felipe Scolari para acontecer, agora pelo Campeonato Brasileiro. E o jogo era importante, já que os paulistas ainda lutavam para se classificar à próxima fase da competição.

A disputa estava complicada e empatada em 1 a 1 (Axel abriu o placar para os donos da casa e Leônidas empatou para os gaúchos). Vendo a vitória escapar, o que Telê Santana resolve fazer? Claro, chamar o dono da noite para salvar a situação. Juninho neles! E não deu outra! O garoto que veio de Itu entrou, deu assistência para Aílton fazer 2 a 1 e ainda teve fôlego para participar da jogada do terceiro tento tricolor, novamente marcado por Aílton. Outro 3 a 1!

Fim de uma jornada histórica, que viu dois triunfos gigantes do São Paulo e um show de Juninho. Abaixo, segue resumo das duas partidas:

COPA CONMEBOL 1994
São Paulo 3x1 Sporting Cristal-PER
Data: 16/11/94
Local: Morumbi
Árbitro: Roberto Ruscio
Gols: Palácios (37'), Juninho (64'), Caio (69') e Denílson (74')
São Paulo: Rogério Ceni; Vitor, Nelson (Juninho), Bordon e Murilo; Mona, Pereira, Vaguinho e Denílson; Catê e Toninho. Técnico: Muricy Ramalho.
Sporting Cristal: Balerio; Castro, Earl, Jorge Soto e Prado; Garay, Solano, Palácios e Julinho (Rivera); Maestri e Magallanes. Técnico: Juan Carlos Oblitas.


CAMPEONATO BRASILEIRO 1994
São Paulo 3x1 Grêmio
Data: 16/11/94
Local: Morumbi
Árbitro: Marco Cunha
Gols: Axel (30'), Leônidas (61'), Aílton (71'e 81')
São Paulo: Zetti; Pavão, Júnior Baiano (Nem), Gilmar e Ronaldo Luis; Doriva, Axel e Sierra; Cafu, Euller (Juninho) e Aílton. Técnico: Telê Santana.
Grêmio: Danrlei; Ayupe, Grotto, Luciano e Arílson; Pingo, Jamir, Luís Carlos (Carlinhos) e Leônidas (Jacques); Fabinho e Wallace. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vai, São Paulo! 



Comentários