TBT TRICOLOR: OBRIGADO, SOUZA!

Souza comemora o título do Brasileirão de 2006. Crédito: Marcelo Ferrelli/ Gazeta Press
 

São-Paulinos de plantão!

O TBT de hoje faz homenagem a Willamis de Souza Silva, o Souza, jogador campeão do mundo em 2005 e bicampeão brasileiro (2006 e 2007). Nesta semana, o hoje comentarista da TV Bandeirantes anunciou oficialmente sua aposentadoria nos gramados.

Sem dúvida, o alagoano teve uma passagem bonita e marcante no São Paulo, não só pelos títulos mas também por sua dedicação com a camisa tricolor. Chegou ao clube em 2003, após se destacar no Campeonato Paulista do mesmo ano pela Portuguesa Santista. Com ele, ainda vieram o volante Adriano e o atacante Rico. No entanto, o meia foi quem se firmou e ficou no Morumbi.

No Brasileirão daquele ano, sofreu uma lesão que o afastou dos gramados por um tempo, mas quando voltou cavou seu espaço, tanto que fez o gol que permitiu o Tricolor voltar à Libertadores após 10 anos, na vitória por 2 a 1, sobre a Ponte Preta, em Campinas.

Souza em partida da Legends Cup em 2019. Crédito: Van Campos/ Estadão Conteúdo

Em 2005, foi importante na reta final do torneio continental, quando substituiu o lateral Cicinho, ausente pois estava com a Seleção Brasileira na Copa das Confederações. E o meia segurou as pontas na ala direita! Nas quartas de final, marcou dois gols no confronto contra o Tigres-MEX (um no Morumbi e outro no México) e foi fundamental nos dois triunfos contra o favorito River Plate-ARG, na semifinal (2 a 0 e 3 a 2).

Polivalente (jogava em mais de uma posição), Souza assumiu a camisa 10 depois de Danilo ir para o Japão e teve como grande momento o Campeonato Brasileiro de 2007, em que atuou pela ala direita e foi decisivo na campanha, marcando gols importantes e dando assistências para Dagoberto e Leandro Guerreiro marcarem.

Além disso, o jogador foi importante fora de campo, já que provocava os rivais quando era preciso. O Corinthians era um dos seus principais alvos. E mais, o são-paulino se tornou o atleta que saiu mais vezes do banco de reservas. Dos 236 jogos pelo Clube da Fé, saiu 77 vezes do banco de reservas para ajudar seus companheiros. Outro dado interessante, é que o atual comentarista é quem conquistou mais vitórias como substituto no São Paulo (41!).

Por essas e outras razões, é importante sempre o torcedor lembrar e agradecer o que Souza fez pelo Tricolor, não só pelos títulos conquistado mas também por sempre honrar o manto tricolor. Obrigado, Souza!

Vai, São Paulo!



Comentários