São-Paulinos de plantão!
Quase 9 anos. Foi esse o tempo que o São Paulo ficou sem comemorar um título. Do Campeonato Paulista especificamente, foram 16. Tudo isso acabou no último domingo (23/05), após a vitória por 2 a 0, contra o Palmeiras, no Morumbi. E ser campeão estadual neste momento é importante, sim!
É claro que o Paulistão é o torneio menos importante da temporada. Sem dúvida, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil têm muito mais peso. No entanto, para um clube que não gritava "é campeão" há muito tempo e que virou grande piada dos rivais, levantar um troféu agora tira um peso gigante nas costas.
Sem contar que, ao longo da campanha, não perdeu para nenhum dos grandes do estado (venceu Santos e Palmeiras e empatou com Corinthians). Além disso, bateu na final uma equipe superior e que ganhou tudo na última temporada. Detalhe: o time de Abel Ferreira, em 3 jogos (contando também o da primeira fase), não marcou gols no Tricolor.
- Leia a análise de São Paulo 2x0 Palmeiras - Final Paulistão
O domingo foi inesquecível para qualquer são-paulino. Foi para aquele que nunca tinha visto o time ser campeão, para quem viveu a fila desde o início, para a criança que está começando a gostar de futebol, para o mais velho que não aguentava mais ser provocado, etc. Então, pode comemorar e celebrar! A festa é justa!
Agora, é óbvio que, tanto clube quanto torcedor, precisa entender que o Paulista tem que ser visto também como parte de um processo. Ele tem que ser um combustível para conquistas maiores, como em 2005. Não é segredo que o nível de disputa do Estadual é menor do que nos torneios nacionais e continentais, ou seja, é necessário enxergar que a caminhada ainda é longa.
E para caminhos longos é necessário um elenco grande e forte. Por isso, acho que o São Paulo precisa se reforçar em algumas posições, justamente para suportar a sequências dessas competições citadas. É preciso um centroavante mais decisivo, por exemplo. A boa notícia é que o time atual é competitivo e muito mais confiável do que o de 2020. Com certeza, o primeiro passo foi dado. No entanto, como gosta de dizer o presidente do clube, Júlio Casares, é necessário ter "humildade e pés no chão". A equipe tem muito a melhorar ainda.
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário