TBT TRICOLOR: A HISTÓRIA DA MOEDA CAIR EM PÉ NO SPFC

Charge do momento que surgiu a expressão "onde a moeda cai em pé. Crédito: Reprodução SPFC 

São-Paulinos de plantão!

O São Paulo é conhecido por ser o clube onde a moeda cai em pé. Afinal de contas, de onde surgiu essa expressão? Quando foi? Qual a causa de tudo isso? Pois é, vamos explicar! Essa edição do TBT Tricolor celebra os 80 anos do título do Campeonato Paulista de 1943.

No dia 3 de outubro, o SPFC enfrentou o Palmeiras no Pacaembu e empatou em 0 a 0. O resultado garantiu a taça ao Mais Querido. Esta foi a primeira conquista de uma competição oficial depois da reorganizado da instituição, em 1935. Além disso, foi o primeiro no então ainda jovem Estádio Municipal de São Paulo (inaugurado em 1940 e que somente em 1961 foi batizado com o nome do são-paulino Paulo Machado de Carvalho).

Durante a década de1940, o Tricolor batalhava para reconquistar o posto de grande potência no futebol paulista. A contratação de Leônidas da Silva, em 1942, foi o primeiro passo. Com ele, Luizinho, King e outros grandes jogadores, o São Paulo passou a ser visto como favorito ao principal torneio do estado. Mas não na opinião de todos...

Time do SPFC que foi Campeão Paulista em 1943. Crédito: Reprodução SPFC

A lenda diz que na reunião do conselho arbitral, que definiria o regulamento do Paulistão de 43, os presidentes dos times discutiram os detalhes da competição. Quando a reunião acabou, um dirigente teria afirmado que tudo aquilo era desnecessário, que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se desse cara, o campeão seria o Corinthians, se desse coroa, o Palmeiras. Vale lembrar que os dois eram os grandes favoritos.

"Mas e o São Paulo?", alguém questionou, levando a dúvida também ao representante do Tricolor. Várias versões diferentes passaram a existir a partir deste ponto. Alguns dizem que esse representante são-paulino foi Décio Pedroso, então presidente do clube. Outros contam que era Frederico Menzen.

O fato é que um dos cartolas rivais teria afirmado: "Só se a moeda cair de pé!". Os dirigentes tricolores compraram a ideia, afinal de contas, trouxeram Zezé Procópio, Noronha, Ruy, Zarzur e Sastre, que os rivais chamavam de "Desastre" por considerá-lo velho.

Dito e feito! O time deslanchou e conquistou o segundo Campeonato Paulista de sua história, o primeiro desde 1935.

FICHA DO JOGO DO TÍTULO: 
São Paulo 0x0 Palmeiras
Data: 03.10.1943 (São Paulo-SP)
Local: Estádio Municipal de São Paulo (Pacaembu)
Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro "Tijolo"
Renda: Cr$ 552.577,00
Público: 42.143 pagantes

SPFC: King; Piolim e Virgílio; Zezé Procópio, Zarzur e Noronha; Luizinho (capitão), Antonio Sastre, Leônidas, Remo e Pardal. Técnico: Joreca.

SEP: Oberdan, Junqueira e Osvaldo; Brandao, Og Moreira e Dacumo; Caxambu, Gonzales, Cabeção, Villadoniga e Canhotinho. Técnico: Del Debbio.

Vai, São Paulo!


  

Comentários