São-Paulinos de plantão!
Não é mais segredo que Tiago Volpi resolveu um problemaço no gol do São Paulo. Mesmo com um início irregular (chegou ao Tricolor em 2019), aos poucos ele foi se firmando e conquistando a torcida.
E o catarinense merece uma atenção especial, não só por ser seguro debaixo das traves, mas também por ter atingido uma marca importante, que os seus antecessores não conseguiram: ser campeão com a camisa do SPFC depois da aposentadoria de Rogério Ceni. Isso não é pouco! Até então, a sombra do Mito dominava todos que vestiram o número 1.
Uma das razões de Volpi ter se firmado, sem dúvida, foi a sua personalidade forte nos momentos decisivos. Desde que virou titular, o Tricolor parou de perder disputa de pênaltis, por exemplo. Aliás, o arqueiro provou que pegar penalidade máxima é sua especialidade, o que é importantíssimo para um goleiro cair nas graças da torcida.
Para se ter ideia, o último gol que o Clube da Fé tomou da marca da cal aconteceu em dezembro de 2019. Quem marcou foi Luciano (sim, o atual Camisa 11 são-paulino!). Na oportunidade, ele estava no Grêmio e os gaúchos venceram por 3 a 0. Desde então, foram 7 pênaltis batidos durante os 90 minutos, com 4 defesas de Volpi e 3 chutes que foram para fora ou na trave.
E as disputas de pênaltis? O Tricolor venceu as duas que enfrentou, desde que Volpi foi para a meta do Morumbi. A primeira foi na semifinal do Paulistão de 2019, contra o Palmeiras, e a segunda ocorreu em 2020, contra o Fortaleza, no Cícero Pompeu de Toledo (leia os detalhes mais abaixo!).
Mas não é só por causa disso que ele merece destaque. Volpi também se tornou uma das principais lideranças da equipe, tanto que sempre se posiciona publicamente nos momentos complicados. Além disso, passa confiança para a defesa quando necessário.
Vale lembrar que o goleiro teve papel importante na final do Paulistão de 2021, principalmente no primeiro jogo, com defesas importantes e orientações pertinentes para neutralizar os atacantes palmeirenses. Sem dúvida, foi um dos responsáveis por parar Rony, Raphael Veiga e Luiz Adriano.
MELHORES MOMENTOS DE VOLPI NO SPFC:
1 - Flamengo 1x4 São Paulo - Brasileirão 2020
Na última rodada do primeiro turno da competição, o São Paulo goleou o grande favorito e melhor time do Brasil até então, no Maracanã. Volpi pegou dois pênaltis (cobranças de Bruno Henrique e Pedro) e ainda deu assistência para o gol de Luciano, que fechou o placar.
2 - Palmeiras 0 (4)x(5) 0 São Paulo - Semifinal Paulistão 2019
Depois do segundo empate sem gols (no Morumbi também acabou 0 a 0), a definição do finalista do Estadual aconteceu nas penalidades. Volpi até perdeu a cobrança que poderia garantir a vaga (Fernando Prass defendeu), mas ele pegou dois e levou o Tricolor para a decisão. Essa foi a primeira vez que o SPFC foi ao Allianz e não saiu de lá derrotado.
3 - São Paulo 2(10)x(9) 2 Fortaleza - Oitavas Copa do Brasil 2020
Depois de abrir 2 a 0 e sofrer o empate no final, o SPFC precisou vencer uma disputa de pênaltis épica, que teve 20 cobranças, com direito a gol de Volpi em uma delas. A vitória são-paulina veio depois da 20ª batida, quando o goleiro espalmou o chute de Gabriel Dias.
4 - São Paulo 0x0 Fluminense - Brasileirão 2021
Em jogo válido pela 1ª rodada do Nacional de 21, Volpi impediu a derrota do São Paulo ao pegar a cobrança de pênalti de Nenê. Além disso, fez defesas importantes ao longo dos 90 minutos.
5 - São Paulo 1x1 Bahia - Brasileirão 2021
Com a partida ainda em 0 a 0, Volpi pegou o pênalti cobrado por Gilberto. Os baianos até abriam o placar, mas Luciano, que estava estreando com a camisa são-paulina, empatou no fim e impediu a derrota.
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário