SPFC: CONTRA FERROVIÁRIA, TRICOLOR PRECISA ESPANTAR FANTASMAS DE MATA-MATAS

 

Hernán Crespo como treinador do São Paulo. Crédito: Erico Leonan/ São Paulo

São-Paulinos de plantão!

Diante da Ferroviária, no Morumbi, nesta sexta-feira (14/05), Hernán Crespo encara seu primeiro mata-mata como treinador do São Paulo. Se não bastasse a dificuldade da partida em si, afinal de contas a equipe de Araraquara é muito bem organizada e difícil, o argentino tem a missão de espantar vários fantasmas que assombram o clube da capital desde 2011: as eliminações precoces e surpreendentes em jogo eliminatório.

O primeiro que vem na cabeça do são-paulino é justamente o revés para o Mirassol, nas quartas de final (mesma fase em que se encontra no momento) do Campeonato Paulista de 2020. Na oportunidade, o time então comandado por Fernando Diniz, que era o grande favorito, perdeu por 3 a 2 para uma equipe que foi formada dias antes do duelo.

Para piorar, se pegarmos o desempenho do Tricolor na última década, é possível encontrar outros vexames em mata-mata, que o torcedor sente até hoje. Ao todo, foram 28 eliminações de 2011 para cá. O Clube da Fé só foi até a final na Copa Sul-Americana de 2012, quando conquistou o título, e no Paulistão de 2019, quando perdeu para o Corinthians.

Falando especificamente do Estadual, os vexames não param no Mirassol. Em 2014, Muricy Ramalho e seus jogadores foram eliminados nos pênaltis pela Penalopense, também nas quartas, por exemplo. Dois anos depois, o então técnico Edgardo "Paton" Bauza assumiu o clube e também não foi longe na competição, sendo goleado pelo Audax por 4 a 1.

No entanto, a maneira que Crespo e o clube de maneira geral estão encarando o Paulistão nesta temporada certamente é diferente do que nas temporadas anteriores. Prova disso é a declaração do diretor Carlos Belmonte ao programa Bola da Vez, dos Canais ESPN, no início do ano, dizendo que o "Paulista é uma Copa do Mundo para o Tricolor", e também o fato de levar para o Uruguai um time totalmente alternativo para uma partida fundamental da Libertadores, justamente para os titulares poderem treinar com mais afinco para a decisão.

Se essa a estratégia vai funcionar só saberemos após a partida. No entanto, o fato é que isso mostra uma mobilização em ser campeão. Claro que ações como essa não garantem a taça, mas passam a mensagem de que o clube entende o sofrimento que o torcedor está passando. Mais importante que isso, é mostrar que está disposto a fazer todo o possível para que o são-paulino possa, enfim, gritar "é campeão" depois de muito tempo.

Confira abaixo as eliminações do São Paulo nos últimos 10 anos:

2011
Semifinal do Paulistão - Santos
Oitavas da Copa Sul-Americana - Libertad-PAR
Quartas da Copa do Brasil - Avaí
2012
Semifinal do Paulistão - Santos
Semifinal da Copa do Brasil - Coritiba
2013
Semifinal do Paulistão - Corinthians
Oitavas da Libertadores - Atlético-MG
Semifinal da Copa Sul-Americana - Ponte Preta
2014
Quartas do Paulistão - Penapolense
Terceira fase da Copa do Brasil - Bragantino
Semifinal da Copa Sul-Americana - Atlético Nacional-COL
2015
Semifinal do Paulistão - Santos
Oitavas da Libertadores - Cruzeiro
Semifinal da Copa do Brasil - Santos
2016
Quartas do Paulistão - Audax
Semifinal da Libertadores - Atlético Nacional-COL
Oitavas da Copa do Brasil - Juventude
2017
Semifinal do Paulistão - Corinthians
Primeira fase da Copa Sul-Americana - Defensa Y Justicia-ARG
Quartas da Copa do Brasil - Cruzeiro
2018
Semifinal do Paulistão - Corinthians
Quartas da Copa do Brasil - Athlético-PR
Segunda Fase da Copa Sul-Americana - Colón-ARG
2019
Primeira Fase da Libertadores - Talleres-ARG
Final do Paulistão - Corinthians
Oitavas da Copa do Brasil - Bahia
2020
Quartas do Paulistão - Mirassol
Segunda Fase da Copa Sul-Americana - Lanús-ARG
Semifinal da Copa do Brasil - Grêmio

Vai, São Paulo!

Comentários