São-Paulinos de plantão!
Hoje o TBT não tem a ver com o futebol, mas sim com um grande ídolo da história do São Paulo, afinal de contas, ele foi campeão mundial defendendo as cores do Tricolor. Ou melhor, três vezes campeão do mundo! Estamos falando do pugilista Éder Jofre, o Galo de Ouro.
Nesta semana, mais especificamente no dia 5 de maio, o atleta comemora o aniversário de 48 anos do seu terceiro título, conquistado contra o cubano naturalizado espanhol, José Legra. O atleta defendia as cores do Clube da Fé. Inclusive, seu Cinturão (é o que os campeões recebem a cada título conquistado) e suas luvas estão expostas no memorial do clube.
Ao longo da carreira, o brasileiro lutou 81 vezes, venceu 75, sendo 50 por nocautes, empatou quatro e perdeu duas. Em 1992, entrou para o Hall da Fama do Boxe e foi considerado pelos especialistas da revista The Ring (uma grande referência no meio da modalidade) o melhor lutador da década de 1960, batendo até o Muhammad Ali, que ficou em segundo.
Por ter nascido no final da década de 1980, confesso que não acompanhei a carreira de Éder Jofre, mas sempre o vi em entrevistas enaltecendo o São Paulo e comentando sobre a honra que ele sentiu na hora de defender as cores da instituição. Em 2018, durante a estreia do documentário "Onde a Moeda Cai em Pé: A História do São Paulo Futebol Clube", o encontrei pessoalmente e foi emocionante vê-lo no cinema todo orgulhoso de suas conquistas e ao lado de grandes personalidades tricolores, como Diego Lugano, Muricy Ramalho e Lima Duarte.
Sem dúvida, um grande ídolo do Tricolor e do esporte nacional! Parabéns, Galo de Ouro!
Vai, São Paulo!

Comentários
Postar um comentário