São-Paulinos de plantão!
Nem o menos otimista pensou que, depois de conquistar o Campeonato Paulista e sair da fila, o São Paulo estaria na zona de rebaixamento, sem vencer no Brasileirão, e falando sobre uma possível demissão do técnico Hernán Crespo? Pois é, essa é a realidade entre muitos torcedores.
Antes de comentar, vale dizer que na última segunda-feira, dia 05/07, o treinador retornou aos trabalhos depois de ficar isolado por causa da Covid-19 e teve uma reunião de quase três horas com o presidente Júlio Casares e a diretoria de futebol, no CT da Barra Funda. Os mandatários tricolores reforçaram o apoio ao argentino e cobraram a retomada de confiança da equipe.
Eu acho que essa é a postura correta neste momento. Demitir Crespo agora não é a solução!
Para começar, o SPFC segurou Fernando Diniz por 16 meses com um trabalho irregular e vários vexames, como ser eliminado nas quartas de final do Paulistão pelo "catadão" do Mirassol, sair da fase de grupos da Libertadores perdendo para o fraquíssimo Binacional-PER e a queda inaceitável na reta final do Brasileirão, perdendo uma liderança de sete pontos. Pois bem, agora que encontrou um treinador bem melhor, que faz um trabalho mais robusto e competente, vai mandar embora em menos de seis meses? Não faz o menor sentido!
Não podemos nos esquecer que o ex-camisa 9 do Milan-ITA foi anunciado oficialmente em 12 de fevereiro, estreou no dia 28 do mesmo mês, herdou um time que não tirou férias (a temporada de 2020 foi emendada com a de 2021) e conseguiu, mesmo assim, o que muitos treinadores não foram capazes: tirar o SPFC da fila de títulos! E mais, o jovem técnico aproveitou o legado deixado por Diniz e conseguiu dar uma identidade interessante para o time, o que não acontecia há muito tempo, além de implantar um esquema tático seguro e sólido. Isso não é pouco!
Agora, é claro que ele também tem culpa pela campanha vergonhosa até aqui no Brasileiro, afinal de contas, não está conseguindo achar soluções para a equipe voltar a atuar no mesmo nível que antes. E essa solução precisa ser encontrada o quanto antes, afinal de contas, a cada partida que passa e a vitória não chega, mais aumenta a pressão sobre o estrangeiro. É correto afirmar que o crédito da conquista do Estadual está no fim para muito torcedor.
No entanto, o problema não passa só pela comissão técnica. Para mim, a culpa também está relacionada ao número alto de lesões que o time passou nos últimos meses, o calendário insano com jogos dia sim e dia não, a falta de contratação de bons jogadores para posições chaves do esquema (zagueiro e primeiro volante são alguns deles), além da queda de rendimento de atletas importantes, como Reinaldo e Daniel Alves.
Querendo ou não, julho vai ser decisivo para a sequência de Crespo no Morumbi. Conhecendo o mundo do futebol, imagino que, caso o São Paulo termine o mês na zona de rebaixamento do Brasileiro (são nove jogos até o dia 31), eliminado da Libertadores e em desvantagem no confronto contra o Vasco pela Copa do Brasil, a campanha para a demissão do comandante argentino vai explodir, mesmo não sendo a coisa correta a se fazer.
Tomara que a equipe melhore e afaste esses fantasmas! Existe uma coisa que o são-paulino deve ter aprendido durante a fila e com as dezenas mudanças de comando: trocar de treinador na primeira dificuldade muitas vezes não é a solução.
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário