ANÁLISE: TÁ NA HORA DE ABRIR OS OLHOS PARA O REBAIXAMENTO, SPFC!

Jogadores do São se reúnem antes de partida pela temporada de 2021. Crédito: Rubens Chiri/ SPFC

São-Paulinos de plantão!

A derrota humilhante para o Flamengo, por 5 a 1, no Maracanã, no último domingo (25/07), recolocou o São Paulo na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o 17º colocado, com 11 pontos. O Sport, primeiro clube fora, também tem 11, mas leva vantagem no saldo de gols.

 E o fato é um só: o SPFC vai lutar para não cair neste Brasileirão e está mais do que na hora de prestar muita atenção para isso! Vale lembrar que é a terceira vez em nove anos que o Clube da Fé flerta com a Série B.

Para se ter ideia, a equipe de Hernãn Crespo terminou a última rodada com desempenho inferior aos anos em que lutou contra o Z4. Até aqui, são 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e seis derrotas), com 28,2% de aproveitamento. A posição na tabela é a mesma de 2013 e 2017.

No entanto, em 2013, edição que o Tricolor se salvou depois que Muricy Ramalho retornou ao clube, o time até a 13ª rodada tinha 12 pontos (três vitórias, três empates e sete derrotas) e um aproveitamento de 30,7%. Quatro anos depois, o SPFC somou os mesmos 12 pontos (três vitórias, três empates e sete derrotas), mas Hernanes chegou pouco depois e salvou o Tricolor do vexame.

Se os números assustam, a sequência de jogos deixa tudo ainda mais tenso. Além dos confrontos contra o Vasco, pela Copa do Brasil, e contra o Palmeiras, pela Libertadores, os últimos seis jogos do primeiro turno do Brasileirão são encrencas atrás de encrencas.

Na próxima rodada, tem o clássico com o alviverde (Morumbi) e depois tem Athlético-PR (Arena da Baixada), Grêmio (Morumbi), Sport (Ilha do Retiro), Juventude (Alfredo Jaconi) e América-MG (Morumbi).

Não existe margem para erro! Sabe-se que o time tem compromissos importantíssimos nas Copas e não vive um bom momento físico, com jogadores importantes contundidos ou se recuperando de lesão, mas é necessário que o São Paulo busque pontos nessas seis decisões, nem que sejam na marra como se diz na expressão futebolística. 

Para isso, jogadores, comissão técnica e diretoria precisam mostrar uma postura mais firme, séria e madura daqui para frente. Não dá para admitir repetições do que aconteceu contra o rubro-negro. ATENÇÃO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE! ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!

Vai, São Paulo!

  

Comentários