ANÁLISE: PONTOS PARA CRESPO TRABALHAR DURANTE A PAUSA DE 13 DIAS

Hernán Crespo comanda treino do São Paulo no CT da Barra Funda. Crédito: Felipe Espindola/São Paulo FC

São-Paulinos de plantão! 

Depois de uma maratona de jogos que vem desde março, finalmente o São Paulo vai ter um período interessante sem jogos oficiais. Ao todo, o técnico Hernán Crespo vai ter 13 dias para treinar o time. A próxima partida acontece em 12 de setembro, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. Três dias depois, acontece o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, no Ceará.

Até lá, o comandante argentino e sua comissão técnica têm algumas missões para cumprir. O blog listou alguns pontos fundamentais que devem ser trabalhados ao longo desse período. São eles:

1 - Recuperar os jogadores lesionados
Esse é o ponto mais importante. Tirando o volante William e o goleiro Thiago Couto que fizeram cirurgia recentemente, o Tricolor tem jogadores que se recuperam de lesões musculares e devem entrar em forma durante esse período. São eles: Arboleda, Marquinhos, Welington, Orejuela e Rigoni. O argentino foi substituído contra o Juventude pois sentiu um desconforto na coxa. Agora, é fundamental recuperar todos eles, afinal de contas, todos serão importantes daqui para frente.

2 - Recondicionamento físico
Esse é um problema que está claro. Por causa da maratona de jogos, é visível que o time está esgotado, tanto que cai fisicamente na reta final das partidas. Por isso, é necessário dar um descanso aos atletas (estão previstos três dias de folga). Este período também será importante para Luciano, que fez o seu primeiro jogo como titular depois de mais de dois meses e apresentou falta de ritmo. A expectativa é que o Camisa 11 se fortaleça fisicamente e pegue mais ritmo durante os treinamentos.

3 - Parte Mental
Uma das coisas que mais incomoda o torcedor no momento é o fato da equipe ceder o empate ao adversário depois de abrir boa vantagem. Foi assim contra Fortaleza e Juventude. Isso também tem a ver com a parte mental do time. Agora, Crespo tem tempo para trabalhar a cabeça dos jogadores.

4 - Trabalhar bola aérea (ofensiva e defensiva)
Esse é um tema que Crespo precisa olhar com muito carinho. Somando Copa do Brasil e Brasileirão, 12 dos 27 gols sofridos foram dessa maneira. É muita coisa! É importante a equipe treinar com mais afinco posicionamento e marcação para diminuir esse número. É também importante treinar jogadas ensaiadas de ataque, afinal, o SPFC também essa pode ser uma arma para vencer. Ao todo, foram 11 gols feitos de bola aérea até o momento nas duas competições.

5 - Bolar uma boa estratégia para o jogo de volta contra o Fortaleza
Outro ponto fundamental! Crespo deve dar muita atenção para o jogo contra o Fortaleza, no Castelão, no dia 15 de setembro. Por mais que o resultado no Morumbi tenha sido ruim (empate em 2 a 2), o confronto está aberto. Além disso, o São Paulo estando bem preparado com certeza tem totais condições de avançar de fase. É a chance de conquistar mais um título inédito para o clube, sem contar que a premiação do torneio é alta e ajudaria muito neste momento de crise.

6 - Condicionar Calleri e Gabriel Neves 
Com certeza a torcida está louca para ver os reforços em campo, principalmente Calleri. É claro que há pressa para que isso aconteça, pois o time precisa urgentemente se recuperar no Brasileiro, mas é importante não dar passo em falso agora e, por isso, esses 13 dias sem jogar vão ser cruciais para acelerar o processo de estreia tanto do atacante quanto do volante.

Vai, São Paulo!



Comentários