ANÁLISE: SÃO PAULO 2X1 GRÊMIO - BRASILEIRÃO 2021

 

Crédito: Montagem/ Getty Images

São-Paulinos de plantão!

Grande vitória no Morumbi! Com um time bem mexido e intenso nos 90 minutos, o São Paulo bateu o Grêmio por 2 a 1, com um gol nos acréscimos do segundo tempo, e ganhou fôlego importante no Campeonato Brasileiro. E mais, o resultado dá confiança e tranquilidade para o jogo de volta contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Libertadores, na próxima terça-feira (17/08).

Até por causa desse duelo decisivo com o rival, o técnico Hernán Crespo optou por mexer bastante na equipe, principalmente no ataque, colocando Vitor Bueno e Galeano. Confesso que fiquei receoso quando vi a escalação, mas o argentino mostrou mais uma vez que estava certo.

Galeano deu mais velocidade ao time e confundiu a defesa gremista. Pena que não aproveitou as chances que teve para fazer o gol. Aliás, o paraguaio é bom jogador mas ainda precisa aprimorar na leitura de jogo para não tomar decisões erradas, como aconteceu nesta noite. 

E o Vitor Bueno? Sendo justo, fez a sua melhor partida com o manto preto, branco e vermelho depois de muito tempo. Abriu o placar de falta e na segunda etapa criou boas oportunidades de ataque. Numa delas, deixou Rigoni na cara do goleiro para fazer o segundo. Infelizmente a bola passou perto da trave e não entrou. 

Outro que também merece destaque é Igor Gomes. É verdade que estava sumido no segundo tempo, mas foi participativo até o fim e, por isso, foi premiado com um golaço aos 48 minutos. Já Tiago Volpi, tomou outro gol de falta que quase botou tudo a perder. Para mim, esse não teve falha mas poderia ter sido evitado. Sorte que ele se redimiu ao fazer baita defesa no início do segundo tempo, após chute de Vanderson.

Falando de forma geral, o time mostrou vontade do início ao fim e soube anular Borja e Jean Pyerre, principais armas ofensivas do adversário. E mais, Crespo leu bem o jogo quando tirou Luan e colocou Liziero na parte final da partida. Isso permitiu a equipe agredir mais os gaúchos, que estavam com poucas peças de ataque naquele momento, já mostrando que estavam satisfeitos com o 1 a 1.

No primeiro confronto direto da série que tem até o final de agosto, o São Paulo conquistou três pontos fundamentais. Na próxima rodada, contra o Sport (outro que está lutando para se afastar do Z4), com certeza a partida será dificílima mas o Clube da Fé tem totais condições de conquistar um bom resultado em Recife.

NOTAS:

Tiago Volpi - Não vi falha no gol, mas se é um goleiro fora de série pegava a bola. Se redimiu ao fazer baita defesa e impedir a virada do Grêmio 6,0!

Diego Costa - Gostei, principalmente no segundo tempo. Ajudou a anular o ataque adversário. 6,5!

Miranda - O mais preciso da zaga. Borja não apareceu em nenhum momento. 7,0!

Bruno Alves - Foi o pior dos zagueiros. Tomou um amarelo muito cedo e não foi tão regular durante o jogo. 5,5!

Igor Vinícius - Discreto. Errou muitos passes. 5,5!

Luan - Boa atuação. Anulou Jean Pyerre. 7,0!

Talles Costa - Está claro que ainda precisa maturar e ganhar cancha, como se diz no vocabulário futebolístico. É um jogador promissor, que já mostrou qualidade. 5,5!

Igor Gomes - Estava apagado no segundo tempo, mas apareceu na hora certa ao marcar um golaço no finalzinho. Gol importantíssimo. 7,5!

Reinaldo - Fez falta desnecessária no lance que originou o gol do Grêmio e tomou o terceiro amarelo. Vai fazer falta contra o Sport. No segundo tempo, quase fez o seu em duas oportunidades. Pena que o goleiro pegou uma e a trave impediu a outra. 6,0!

Vitor Bueno - Para mim, o melhor do time. Fez um gol e criou boas oportunidades no segundo tempo. 7,5!

Galeano - Deu uma velocidade interessante que confundiu a defesa do Grêmio. Assim como Talles, precisa amadurecer, já que tomou algumas decisões erradas ao longo da partida. 6,0!

Rigoni, Gabriel Sara, Liziero e Rojas - Rigoni foi decisivo, pois quase fez o gol da vitória e deu assistência para o tento de Igor Gomes. 7,0! Liziero começou a jogada do segundo gol e deu novo gás para o time. 6,5! Rojas e Sara foram corretos. 6,0!

Hernán Crespo - Mais uma partida que o time mostrou organização e persistência até o fim. Foi muito bem nas substituições, principalmente quando colocou Liziero e deu mais volume ofensivo no momento chave da partida. 7,5!

Vai, São Paulo!

 




Comentários