ANÁLISE: SPORT 0X1 SÃO PAULO - BRASILEIRÃO 2021

Crédito: Montagem/ Getty Images

São-Paulinos de plantão!

Jogo horrível, vitória linda! 

Em confronto direto, o São Paulo venceu o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, conquistou a terceira vitória seguida no Brasileiro, manteve o tabu em Recife (a última derrota foi em 2001) e deu um belo pulo na tabela, se afastando da zona de rebaixamento.

O resultado foi lindo, pois era preciso que a equipe se recuperasse da eliminação pesada na Libertadores e também fugisse de vez do Z4 no Nacional. Agora, uma vaga no G6 (pode virar G8 ou mais dependendo do que acontecer na Liberta e na Sul-Americana) começa a pintar no horizonte. Se duvida, basta olhar a classificação. A diferença entre o SPFC (12º) e o Corinthians (6º) é de apenas três pontos.

Agora, deve-se reconhecer que o time de Hernán Crespo não fez uma boa partida. Na verdade, até começou bem, pressionando o adversário e abrindo o placar com Pablo, aos quatro minutos do primeiro tempo. No entanto, depois a equipe não conseguiu aproveitar os espaços deixado pelo adversário, a bola aérea defensiva foi um sufoco e jogadores importantes, como Liziero, Daniel Alves e até Miranda cometeram erros que não costumam cometer.

O comandante argentino até percebeu isso e tentou mexer na equipe no segundo tempo. Começou a partida com uma espécie de 4-3-3, com Vitor Bueno armando as jogadas. Não deu certo! Na segunda etapa, voltou com o esquema de três zagueiros ao colocar Diego Costa no lugar de Rojas e foi aí que o Clube da Fé conseguiu ter mais o controle do jogo. Mesmo assim, a vitória poderia ter sido mais tranquila.

De destaque, além dos três pontos foi a atuação de Rodrigo Nestor, que deu linda assistência para o gol, deu belos passes para os atacantes e combateu no meio de campo do início ao fim. E claro que o Camisa 9 merece elogios. Por mais que ele ainda não se redima pelo erro cometido no Allianz Park, marcar agora traz certo alívio para o torcedor. Como centroavante, é bom Pablo saber que o único jeito de conquistar o são-paulino é marcando gols. É assim o futebol!

Pensando que a pancada sofrida contra o Palmeiras no torneio continental foi bem forte, era normal que a equipe sentisse e fizesse uma partida ruim como essa de Recife. De qualquer forma, era preciso vencer e isso aconteceu. Agora, é necessário retomar o foco e a concentração para a decisão da próxima quarta (25/08), contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

NOTAS:

Tiago Volpi - Sem grandes erros. Fez boas intervenções quando foi preciso. Bela defesa mano a mano com o atacante depois de Liziero errar tempo de bola. 7,0!

Daniel Alves - Errou tudo o que tinha direito. Furou dentro da área adversária e todos os lançamentos foram longe dos atacantes. 4,0!

Bruno Alves - No lugar de Arboleda, foi bem na função. 6,0!

Miranda - Cometeu erros na saída de bola que quase levaram perigo. No segundo tempo melhorou. 5,5!

Léo - Não foi bem como lateral. Tímido no ataque e pouco perdido na parte defensiva. 5,0!

Liziero - Partida bem ruim. Errou tempo de bola que quase deu o gol de empate e ainda tomou um amarelo bobo que o tira da partida contra o Juventude. 4,0!

Rodrigo Nestor - O melhor do time. Linda assistência para o gol, combateu o tempo inteiro e criou as melhores oportunidades de ataque. 8,0!

Vitor Bueno - Jogou mais recuado para armar a equipe e não deu certo. Não tocou na bola enquanto esteve em campo. 4,5!

Rojas - Está longe de ser aquele Rojas que chegou no SPFC em 2018. 4,0!

Rigoni - Atuação apagada. Não conseguiu ser eficiente no ataque. 5,0!

Pablo - Gol importantíssimo! Se redimiu pelo erro da última terça (17/08)? Não, mas pode ser um começo. É preciso fazer gols sempre! 7,0!

Luan, Diego Costa, Igor Gomes, Luciano e Benítez - Luan foi correto. 6,0! Diego Costa foi afobado em alguns lances, mas conseguiu acertar a marcação. 6,5! Igor Gomes pouco efetivo. 5,0! Luciano claramente sem ritmo, mas vê-lo em campo novamente traz esperança. 5,5! Benítez sem muito brilho mas também é bom que esteja bem. 5,5!

Hernán Crespo - Com os desfalques de Arboleda, Reinaldo e Welington, teve que mexer na estrutura do time. Quando precisou, voltou ao esquema com três zagueiros e conseguiu uma vitória fundamental. 7,0!

Vai, São Paulo!


Comentários