São-Paulinos de plantão!
Depois de empatar em 0 a 0, contra o América-MG, no Morumbi, na última quarta-feira (22/09), o São Paulo completou oficialmente o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E o balanço que se faz da campanha do Tricolor até o momento é bem ruim.
Isso porque a equipe teve um desempenho bem abaixo do esperado, com 41,4% de aproveitamento. Ao todo, foram seis vitórias, oito empates e sete derrotas. Vale lembrar que esses números já estão contando os dois primeiros jogos do returno.
O fato é que as primeiras 19 rodadas deram um baita choque de realidade no torcedor. Isso porque escancarou de vez as atrocidades que a gestão de Carlos Augusto Barros e Silva (Leco) cometeu, como os problemas financeiros e a falta de investimento em estrutura. O Departamento Médico é o caso mais grave.
Carlos Belmonte, diretor de futebol, chegou a admitir em entrevista recente ao canal do Youtube, Arnaldo e Tironi (leia aqui), que o Tricolor está atrasado uns 20 anos em relação ao Reffis. Isso é um absurdo para um clube do tamanho do São Paulo!
Com isso, dá para entender porque os jogadores demoram tanto para se recuperar. Marquinhos, por exemplo, ficou longe dos campos 50 dias (voltou contra o América-MG). É muito tempo para quem sofreu uma distensão muscular! Não sou médico, mas especialistas dizem que a média de retorno é de aproximadamente 21 dias para quem sofre esse tipo de lesão.
E não dá para deixar de citar os gastos irresponsáveis que foram feitos. O mais escandaloso foi a contratação de Daniel Alves, em 2019, que foi feita de forma irresponsável, sem um planejamento adequado, e que agora obriga a instituição arcar com um pagamento mensal de aproximadamente R$ 450 mil nos próximos cinco anos. Sem contar que o jogador nunca justificou o investimento em campo. Para piorar, a dívida acumulada fez com que o atleta ficasse descontente e desse declarações que revoltaram milhares de são-paulinos.
E o que fazer para melhorar daqui para frente? Quanto a parte estrutural, infelizmente não há uma solução imediata. Cabe ao presidente Júlio Casares, juntamente com os departamentos responsáveis, encontrar novos investidores e alternativas para aumentar a renda do clube. Quanto ao campo, aí sim a resposta precisa aparecer urgente. Já no próximo jogo!
Para começar, a equipe tem a obrigação de mudar de postura. O que se viu diante do Coelho (não foi a única vez) foi um time sem alma, sem vontade, que parecia estar acomodada com a situação ruim que vive o clube. Se continuar com essa atitude, a Série B tem tudo para virar realidade. É preciso recuperar a confiança e a identidade construída durante a conquista do Paulistão. Nesta temporada, o time já provou que tem qualidade, ou seja, tem condições de fazer um segundo turno bem melhor, sem grandes sustos. É hora de fazer por merecer!
E Crespo deve ser demitido? NÃO! Fazer isso agora é repetir outros erros de Leco e não solucionará os problemas. No entanto, o treinador deve, sim, ser cobrado e corrigido pela diretoria. O time está mal também por culpa dele! Por isso, o coordenador Muricy Ramalho tem que conversar com o técnico o quanto antes para alinhar melhor as estratégias. O argentino é um ótimo treinador, mas ainda é novo na função, ou seja, auxílios são fundamentais nesses momentos de crise e fazem parte do processo.
No próximo sábado (25/09), o São Paulo encara o líder Atlético-MG, no Morumbi. Partida duríssima, mas que pode ser o início de uma virada na competição. Só que para isso será necessário que o Clube da Fé jogue bem mais!
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário