OS GRINGOS QUE PODEM PERDER ESPAÇO NO SÃO PAULO

Técnico Crespo orienta Calleri durante treino. Crédito: Rubens Chiri/ São Paulo FC

São-Paulinos de plantão!

Uma coisa é certa: o São Paulo de 2021 é um dos mais internacionais de sua história. Com as chegadas de Jonathan Calleri e Gabriel Neves, agora são oito estrangeiros no elenco, sem contar o treinador Hernán Crespo e sua comissão técnica.

Entre os atletas, os "gringos" são: Arboleda (Equador), Orejuela (Colômbia), Galeano (Paraguai), Benítez (Argentina), Joao Rojas (Equador), Rigoni (Argentina), Gabriel Neves (Uruguai) e Jonathan Calleri (Argentina).

Com isso, o SPFC estoura o limite de jogadores nascidos fora do Brasil. A CBF só permite até cinco estrangeiros relacionados por partida em suas competições (na Conmebol não tem problema), ou seja, vai ter jogador que vai ficar de fora em mais de uma partida das competições nacionais. Quem serão?

É claro que teremos que esperar as decisões de Crespo e o desempenho dos atletas para saber quem ficará de lado, mas dá para especular. Por exemplo, Arboleda e Rigoni são dois dos principais jogadores da equipe e só devem sair se estiverem suspenso, machucados ou convocados para a seleção de seu respectivo país. Calleri acabou de chegar para justamente suprir uma necessidade no ataque e é um dos ídolos da torcida, então estará constantemente nas partidas assim que estiver em condições.

Gabriel Neves vai ter que se provar para ganhar espaço. No entanto, como também chegou recentemente, deve receber chances da comissão técnica para mostrar o seu trabalho. Ainda faltam Orejuela, Galeano, Benítez e Rojas.

O meia argentino tem uma qualidade inquestionável, só que se lesiona bastante. Por isso, pode ser que o Camisa 8 fique de fora em algumas situações. E o Orejuela? Esse fez uma boa estreia e depois caiu de rendimento. Hoje, é a terceira opção na ala direita (atrás de Daniel Alves e Igor Vinícius). Para recuperar espaço, terá que aproveitar as (poucas) oportunidades que aparecerem, principalmente quando o Camisa 10 estiver fora. Aliás, se o "Good Crazy" realmente sair, aí a coisa pode mudar de figura.

Galeano e Rojas são os que estão mais atrás, de acordo com a minha maneira de pensar. Enquanto o equatoriano caiu bruscamente de produção depois do Campeonato Paulista, o jovem paraguaio ainda não conseguiu se firmar de vez no profissional. Vale lembrar que a dupla e mais Benítez têm seus contratos vencendo ao final de 2021 e cabe ao SPFC renovar ou não com eles.

Como o Brasileirão e a temporada como um todo são bem longos, é possível que haja jogador suspenso e machucado até dezembro, ou seja, cada estrangeiro pode ter em algum momento oportunidade de jogar e mostrar o seu valor. A decisão final é do argentino Hernán Crespo. O que ele decidir, está decidido. Vamos aguardar!

Vai, São Paulo!

Para mais notícias, acessar a home do blog PH Trittão!

Comentários