TBT TRICOLOR: FÁBIO SIMPLÍCIO, O PROTETOR DO SPFC

Fábio Simplício comemora gol marcado contra o Corinthians, em 2004. Crédito: Reprodução

São-Paulinos de plantão!

Nessa edição do TBT Tricolor, vamos homenagear Fábio Simplício, volante que marcou época no São Paulo no início dos anos 2000. No dia 23 de setembro, ele fez aniversário e completou 42 anos!

Revelado na própria base do Tricolor, o jogador foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr (2000), Rio-SP (2001) e Supercampeonato Paulista (2002). Era um volante voluntarioso, que tinha qualidade de chegar no ataque. Marcou gols importantes contra rivais, como no Brasileirão de 2003, em que fez um golaço de calcanhar, numa vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, no Morumbi.

No entanto, o que mais o torcedor lembra é de sua discussão com Diego Ribas, meia que hoje atua pelo Flamengo mas que foi revelado pelo Santos. Na oportunidade, o são-paulino foi tirar satisfação com o jovem meia, que pisou em cima e desrespeitou o símbolo do SPFC, no Cícero Pompeu de Toledo. E é essa história que vou contar agora. 

Confira:

O ano era 2002 e o campeonato o Brasileirão. Na época, a competição tinha uma primeira fase de pontos corridos, em que os oito primeiros colocados se classificavam para a fase de mata-mata. O Tricolor lutava pela liderança e o Peixe para se firmar no grupo de classificação. Além de Simplício, o São Paulo tinha Rogério Ceni, Kaká, Luis Fabiano e Reinaldo. O técnico era Oswaldo de Oliveira. Já o Santos, tinha as revelações Diego e Robinho, além de Léo, Robert, Alberto e Elano. O treinador era Émerson Leão. Dois baita times! 

Depois de um primeiro tempo sem gols, o bicho pegou na etapa final. Logo no início, Kaká sofreu pênalti e Luis Fabiano abriu o placar. Na comemoração, o Camisa 9 mandou banana para a torcida do Santos. Foi o início de um clima tenso no Morumbi. Pouco depois, o mesmo Kaká arrancou de novo e deu lindo passe para Reinaldo fazer 2 a 0. Em seguida, o volante santista Paulo Almeida foi expulso. Parecia que o jogo tava resolvido para os donos da casa. Não estava!

Mesmo com um a menos, o alvinegro praiano foi para cima e Robert diminuiu após belo chute de primeira. Minutos depois, o zagueiro são-paulino, Ameli, foi expulso depois de fazer falta dura em Léo. A igualdade no número de jogadores animou os visitantes. Kaká fez pênalti no lateral santista e também foi expulso. Agora, o SPFC estava com um a menos.

Diego cobrou e Rogério Ceni defendeu. Como o goleiro se adiantou, o árbitro Cleber Abade mandou voltar, para a revolta dos tricolores. Dessa vez, o 10 santista converteu e deixou tudo igual: 2 a 2! Aí a confusão começou de vez. Se o ambiente já estava tenso, a coisa só piorou.

Fábio Simplício discute com jogadores do Santos por pisarem no símbolo do SPFC. Crédito: Reprodução

Na comemoração do empate, Diego provocou os são-paulinos e foi pisar em cima do símbolo do SPFC, localizado ao lado do campo, de forma desrespeitosa. Isso revoltou Simplício! Irritado, o volante foi tirar satisfação com então jovem meia, cobrando mais respeito com a instituição. A partir daí, começou uma briga generalizada entre os atletas, o que fez o técnico Leão invadir o gramado para conter os ânimos... Realmente o clima esquentou!

"Fui chamar a atenção do Diego porque achei falta de respeito", comentou Simplício após a partida. Correto o Camisa 7! 

O fato é que esse episódio deu um combustível importante para o Clube da Fé. Na reta final do duelo, Reinaldo sofreu pênalti e Ricardinho (hoje comentarista da TV Globo) bateu e fechou o placar em 3 a 2. Na comemoração, ele e o lateral Gabriel se ajoelharam no mesmo símbolo desrespeitado por Diego e festejaram a vitória com a torcida.

Em resumo, foi um jogaço! Vitória épica do Tricolor!

Por mais que não tenha conquistados muitos títulos, Fábio Simplício até hoje tem o nome respeitado entre os tricolores, muito por causa dessa partida e sua demonstração de indignação com a falta de respeito do então garoto Diego.

Parabéns, Simplício! Pelo seu aniversário e por proteger um símbolo sagrado!

SÃO PAULO 3 X 2 SANTOS
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: São Paulo (SP), Morumbi
Data: 16 de outubro de 2002
Árbitro: Cleber Abade
Renda: R$ 535.995,00
Público: 54.090 pagantes
Gols SPFC: Luis Fabiano, 12min/2ºT; Reinaldo, 14min/2ºT e Ricardinho, 43min/2ºT
Gols SFC: Robert, 25min/2ºT e Diego, 38min/2ºT
Expulsões: Ameli e Kaká (SPFC); Paulo Almeida (SFC)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Gabriel, Horacio Ameli, Jean e Jorginho Paulista; Claudio Maldonado, Fábio Simplício, Kaká e Ricardinho; Luís Fabiano (Julio Santos) e Reinaldo. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
SANTOS: Julio Sergio; Maurinho (Robert), André Luís, Alex (Pereira) e Léo; Paulo Almeida (capitão), Renato, Elano (William) e Diego; Robinho e Alberto. Técnico: Emerson Leão.

Vai, São Paulo! 




 

Comentários