São-Paulinos de plantão!
O técnico Rogério Ceni reestreou como técnico do São Paulo, na última quinta-feira, contra o Ceará, em jogo que terminou 1 a 1, sexto empate consecutivo do Tricolor no Campeonato Brasileiro.
Péssimo resultado para uma equipe que não vem em um bom momento e está numa posição preocupante na tabela. O SPFC ocupa a 13ª posição, com 31 pontos, quatro a mais que o Bahia, primeiro time da zona de rebaixamento. O detalhe é que os baianos, além de outros concorrentes ao rebaixamento, estão com um ou mais jogos a menos que o Clube da Fé. Se treinador e instituição não abrirem os olhos agora, a situação pode piorar!
Sabendo disso, o ídolo são-paulino tem algumas missões para cumprir nesse seu retorno. E o prazo é curto, já que a Série B é, sim, uma ameaça neste momento. Confira abaixo:
1 - RECONQUISTAR A TORCIDA DO SÃO PAULO
Parece loucura, mas não é. Muitos torcedores estão chateados por causa da saída de Hernán Crespo, que foi demitido de forma polêmica e injusta, ou o por causa das declarações dadas por Ceni durante sua apresentação no Flamengo, exaltando a torcida do rubro-negro e dizendo que, apesar do São Paulo ser um clube de massa, o ambiente na Gávea era diferente. O fato é que, antes da partida contra o Ceará, o ex-goleiro não teve seu nome gritado pelos torcedores e ainda teve que escutar o estádio gritando "Crespo, Crespo, Crespo".
Rogério Ceni é um grande ídolo do SPFC. Para mim, suas declarações no Rio de Janeiro não foram absurdas, afinal de contas, era natural ele trazer a maior torcida do Brasil para o seu lado. Agora, nem todos pensam como eu e devemos respeitar. De qualquer forma, o Mito precisa trazer resultados nessa sua nova passagem! Querendo ou não, o técnico anterior foi campeão e acabou com a maior agonia e frustração do são-paulino.
2 - NÃO CAIR PARA A SÉRIE B
Por mais que o time esteja em 13º, a situação é preocupante, muito por causa da falta de vitórias. Ceni tem a obrigação de achar uma forma de motivar o elenco e dar ao time um espírito competitivo forte. Pelo menos, contra o Ceará, na última quinta, já deu para ver uma equipe mais aguerrida e buscando a vitória. No entanto, só isso não basta.
3 - FAZER O TIME MARCAR MAIS GOLS
A boa notícia é que a equipe já criou bem mais do que nos últimos jogos de Crespo. O que precisa agora é treinar os atletas para que acerte mais o gol. Por exemplo, contra a Chapecoense e contra o Ceará, houveram chances preciosas que foram desperdiçadas. Esses gols podem fazer falta lá no final. Por isso, é preciso treinar e fazer com que os jogadores não percam mais tantas chances claras.
4 - TER UM TIME EQUILIBRADO, QUE SEJA INTENSO NO ATAQUE E NÃO TOME TANTOS GOLS
Quem acompanha a carreira de Ceni como treinador, sabe que ele gosta de times ofensivos, com bastante volume de ataque. O próprio SPFC que ele treinou, em 2017, tinha essa característica. O problema é que, com isso, a equipe fica mais exposta na defesa, o que aumenta o risco de levar gols. Para quem precisa vencer a qualquer custo, ser vazado é uma catástrofe, então é necessário que o ex-goleiro tenha bastante atenção com o sistema defensivo. Ao contrário de quatro anos atrás, agora ele tem bons zagueiros para ter uma defesa sólida!
5 - RECUPERAR A EQUIPE FISICAMENTE
Outra coisa que o Campeão do Mundo de 2005 gosta é de um time intenso, que luta o tempo todo. O problema que, para ter essa intensidade, é necessário que os atletas estejam numa forma física que, claramente, os atletas do SPFC não estão no momento. Para se ter ideia, dá para perceber que aos 20 do segundo tempo o time já está esgotado e sem forças. Não sou preparador físico, mas imagino que esse problema não seja corrigido tão rapidamente. Sem dúvida, leva tempo. Por isso, o técnico vai ter que achar uma forma de lidar e amenizar essa questão, sem que a equipe perca qualidade durante as partidas.
E para você? Tem algo mais que o Mito precisa fazer?
Vai, São Paulo!
Comentários
Postar um comentário