ANÁLISE: MESMO COM POSSÍVEL G9, HOJE LIBERTADORES É PURA ILUSÃO

Jogadores do São Paulo disputam a bola em duelo com a Chapecoense. Crédito: Dinho Zanotto/ AGIF

São-Paulinos de plantão!

Com os dois principais torneios continentais tendo finais brasileiras (Flamengo x Palmeiras e RB Bragantino x Athlético-PR) há grande possibilidade dos nove primeiros colocados do Campeonato Brasileiro irem para a Libertadores de 2022. O São Paulo, neste momento, é o 13º com 28 pontos, dois a menos que o .

O problema é que, se analisarmos o desempenho atual da equipe no Brasileirão, pensar agora em se classificar para a competição continental é pura ilusão. Com todo o respeito, mas quem quer chegar à Liberta não pode perder pontos para o último colocado (SPFC empatou as duas partidas com a Chape) e nem empatar em casa o América-MG, um adversário direto, com uma atuação anímica.

Além disso, é imperdoável com mais de um turno percorrido o time ter só seis vitórias, sendo que a primeira só aconteceu na 10ª rodada. Outro problema é o baixo número de gols marcados: 19! Só Chape, Sport e Grêmio marcaram menos que o Clube do Morumbi. Quer subir na tabela como desse jeito?

E mais, quem almeja algo grande não fica só tocando a bola para o lado e perto da própria área, sem produção alguma. É preciso objetividade, espírito competitivo, vontade de vencer, raça, pegada e sangue nos olhos. O São Paulo não apresentou nada disso em 23 jogos!

O fato é que a situação da equipe no Nacional é complicada e requer muita atenção. Há, sim, possibilidade de rebaixamento neste momento, então o principal foco agora DEVE ser não cair. Por mais que a diferença para o Z4 seja de cinco pontos, vale lembrar que Santos (16º com 24 pts), Bahia (17º com 23 pts) e Grêmio (18º com 22 pts) possuem jogos a menos que o SPFC. No caso, o Peixe e os baianos têm um e os gaúchos dois.

Para a briga pela Libertadores 2022 começar a virar realidade, é necessário que na próxima quinta (07/10), no confronto direto contra o Santos, no clássico que marca o primeiro jogo com torcida no Morumbi depois de mais de um ano, o Tricolor reaja consideravelmente, ou seja, se imponha e vença com autoridade o rival. Caso contrário... 

Vai, São Paulo!



Comentários