ANÁLISE: SPFC CAMPEÃO PAULISTA DE BASQUETE

 São Paulo comemora seu primeiro título no basquete. Crédito: Reprodução Twitter

São-Paulinos de plantão!

Pode soltar o grito mais uma vez! O São Paulo é campeão Paulista de basquete!

Em um jogo disputado, o Tricolor bateu o tradicional Franca, no ginásio do Morumbi, por 68 a 64, e fechou série final em 2 a 1, garantindo o seu primeiro título da modalidade depois do seu retorno, em 2019.

Vale lembrar que essa é a terceira vez que o torcedor grita "é campeão" em 2021, já que também conquistou o Paulistão (futebol masculino) e o Brasileirão Sub-18 de futebol feminino,

Mas falando especificamente do basquete, os destaques da final foram o armador Helinho, que veio do próprio Franca, com 16 pontos e 11 rebotes, o pivô americano Tyrone (17 pontos), o ala/pivô Bruno Caboclo (12 pontos) e o ala experiente Marquinhos, que veio do Flamengo, com 10 pontos. 

Sem dúvida, uma baita conquista! Para quem ficou longe do basquete por 29 anos, poder comemorar um título importante no terceiro ano da retomada é importante e uma alegria. Desde o início do projeto, o SPFC tem se mostrado bastante competitivo, já que foi vice da Liga Ouro, do Super 8 e da NBB (liga nacional), além de já ter disputado a Champions League, um dos mais importantes torneios internacionais de clubes.

Para quem não sabe, o basquete tricolor recomeçou na gestão Leco (pelo menos uma coisa boa ele fez!) e mantido na gestão de Júlio Casares. Desde o começo, o que se viu foi seriedade e vontade de vencer, afinal de contas, foram contratados nomes de peso do esporte, como o técnico Cláudio Mortari (campeão do mundo em 1979 com o Clube Sírio), além de atletas de alto nível, como Marquinhos (um dos maiores vencedores do basquete brasileiro), Shamell (maior pontuador da história do NBB), Lucas Bebê (já atuou na NBA) e Bruno Caboclo (também atuou na NBA).

Não importa o esporte, mas se tem organização, comando, seriedade e vontade de vencer, o título chega. Se faltar algum desses fatores, é impossível ter sucesso. Que esses elementos continuem no basquete são-paulino e que o departamento de futebol mire neste feito da bola laranja para alcançar grandes conquistas daqui para frente.

Parabéns, basqueteiros! Parabéns, São Paulo Futebol Clube!

Vai, São Paulo!



Comentários