RELEMBRE COMO ESTAVA O SPFC EM 2013 E 2017. SITUAÇÃO ATUAL PREOCUPA!

 Crespo orienta Marquinhos durante partida contra o Cuiabá. Crédito: Rubens Chiri

São-Paulinos de plantão!

A situação do São Paulo no Campeonato Brasileiro é preocupante. A briga nesta reta final é para NÃO CAIR PARA A SÉRIE B. Depois da 25ª rodada, o Tricolor está na 13ª posição, com 30 pontos, três a mais que o 17º Bahia. Detalhe que os baianos têm um jogo a menos. E mais, outros concorrentes, como Grêmio e Santos, também estão com menos partidas.

Pegando os dados de 2013 e 2017, quando o Clube da Fé brigou contra o rebaixamento, a situação atual é um pouco melhor em termos de classificação e pontuação. No entanto, em número de gols marcados, os atuais tricolores levam desvantagem, o que é preocupante, afinal de contas, para ganhar é preciso balançar as redes. 

Agora, o time de Hernán Crespo tem seis vitórias, 12 empates e sete derrotas. São 20 gols pró, 25 contra e saldo de -5. 

Em 2013, o Tricolor terminou a 25ª rodada na zona de rebaixamento, em 17º. Até aquele momento, a equipe de Muricy Ramalho estava com 27 pontos, sendo sete vitórias, seis empates e 12 derrotas. O SPFC fez um gol a mais que o time atual e tomou 27. O saldo era -6. Depois disso, o time venceu jogos fundamentais, como o líder Cruzeiro, no Mineirão, Internacional, em Caxias do Sul, e Portuguesa, no Morumbi, e se afastou da degola. Terminou a competição em 9º lugar. 

Em 2017, a equipe então dirigida por Dorival Jr. também terminou a 25ª rodada em 17º. No caso, empatou com o Corinthians, no Cícero Pompeu de Toledo, em jogo que abriu o placar com Petrus e viu a arbitragem anular um gol legal de Éder Militão. Com o empate, Hernanes e companhia ficaram com 27 pontos, sendo sete vitórias, sete empates e 11 derrotas, com 33 gols pró, 36 contra e saldo de -4. Depois desse jogo, o Tricolor embalou com bons resultados e fugiu da degola. Terminou o torneio em 13º.

Daqui para frente, o SPFC tem mais 13 jogos. Desses 13, sete são no Morumbi. Para escapar de vez, são necessários 45 pontos, ou seja, mais cinco vitórias. Mesmo a maioria das partidas acontecendo em casa, o SPFC tem jogos bem complicados, como Ceará, Corinthians, Flamengo, Internacional, além de RB Bragantino (fora) e Palmeiras (fora).

Abaixo, segue os comparativos dos anos e os jogos que faltam ao São Paulo:

BRASILEIRÃO 2013 - 25ª rodada
- Santos 3x0 SPFC
- 17º colocado
- 27 pontos - 7 vitórias, 6 empates, 12 derrotas, 21 gols pró, 27 gols contra, saldo de -6

BRASILEIRÃO 2017 - 25ª rodada
- São Paulo 1x1 Corinthians
- 17º colocado
- 28 pontos - 7 vitórias, 7 empates, 11 derrotas, 33 gols pró, 37 gols contra, saldo de -4

PRÓXIMOS JOGOS SPFC BRASILEIRÃO 2021
- Ceará (casa)
- Corinthians (casa)
- Red Bull Bragantino (fora)
- Internacional (casa)
- Bahia (fora)
- Fortaleza (fora)
- Flamengo (casa)
- Palmeiras (fora)
- Athlético-PR (casa)
- Grêmio (fora)
- Sport (casa)
- Juventude (casa)
- América-MG (fora)

Vai, São Paulo!

Comentários