TBT TRICOLOR: 9 ATUAÇÕES INESQUECÍVEIS DE LUIS FABIANO NO SPFC

 Luis Fabiano aplaude torcida durante partida do São Paulo. Crédito: Reprodução

São-Paulinos de plantão!

Não é à toa que essa edição do TBT Tricolor está fabulosa!

Luis Fabiano, o terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, completa 41 anos de idade nesta segunda-feira (08/11). E para comemorar seu aniversário, o blog relembra nove atuações inesquecíveis do atacante com o manto preto, branco e vermelho. E por que nove? Em referência ao número que usava em sua camisa, claro!.

Em três passagens pelo Tricolor, Fabuloso disputou 347 jogos, com 183 vitórias, 68 empates e 96 derrotas. Marcou 212 gols, entrando para o Top 3 do clubes, ficando atrás somente de Gino Orlando (233) e Serginho Chulapa (242). No Morumbi, conquistou os títulos inéditos do Rio-SP de 2001 e a Copa Sul-Americana de 2012. 

Confira abaixo nove atuações inesquecíveis do Fabigol:

1 - Botafogo 1x4 São Paulo - Final Rio-SP 2001
Todos se lembram dos gols de Kaká no Morumbi, mas a verdade é que Luis Fabiano também foi grande responsável pelo título inédito, afinal de contas, foi o nome do primeiro jogo, no Maracanã, com dois gols e uma assistência. No início do segundo tempo, tocou para Carlos Miguel abrir o placar. Depois disso, SPFC cobrou falta na lateral e a bola sobrou dentro da área para LF9 tocar no contra pé do goleiro Wágner, pondo o Tricolor em vantagem: 2 a 1. Faltando pouco para acabar, o arqueiro carioca espalmou para o meio da área e o atacante guardou no rebote, fechando o placar em 4 a 1. Aliás, esses foram os primeiros gols do Fabuloso com a camisa do Clube da Fé.

Luis Fabiano comemora primeiro gol marcado com a camisa do São Paulo, em 2001. Crédito: Gazeta Press

2 - Corinthians 1x2 São Paulo - Brasileirão 2012
O rival foi a segunda equipe que Fabigol mais marcou com o manto preto, branco e vermelho (o primeiro foi o Vasco). Ao todo, ele fez 10 gols. Dois deles foram nessa partida inesquecível no Pacaembu. Depois de sair perdendo com um tento de Émerson Sheik, o atacante virou o placar e fez o São Paulo encerrar um tabu de sete anos sem vencer o alvinegro no Paulo Machado de Carvalho. O gol da vitória saiu depois de lindo passe de Jadson e uma meia lua que deixou o goleiro Cássio completamente tonto. Foi a primeira vez que o artilheiro comemorou imitando o corredor jamaicano, Usain Bolt

Luis Fabiano celebra gol marcado em clássico contra o Corinthians, em 2012. Crédito: Reprodução

3 - São Paulo 3x1 Cobreloa-CHI - Libertadores 2004
A Libertadores de 2004 marcou o retorno do Tricolor ao torneio depois de 10 anos sem disputar. E Luis Fabiano foi o grande nome do clube, já que foi o artilheiro da competição, com oito gols. O SPFC não foi campeão, mas até hoje os torcedores lembram com carinho as atuações marcantes do Camisa 9. Uma delas foi contra o Cobreloa-CHI, pela fase de grupos, no primeiro jogo pela Liberta no Morumbi depois de uma década. Em uma tarde/noite inspirada, Fabigol abriu o marcador logo no início, depois da mandar um voleio sem chances para o goleiro adversário. Ele também definiu a partida em 3 a 1, já na reta final, depois de acertar lindo chute de fora da área, no ângulo do arqueiro chileno. A festa foi completa no Cícero Pompeu de Toledo! 

Luis Fabiano abre o placar contra o Cobreloa, pela Libertadores de 2004. Crédito: Agência O Globo

4 - São Paulo 1x0 LDU-EQU - Libertadores 2004
Outra atuação inesquecível foi contra os equatorianos da LDU (Liga Deportiva Universitária), também pela fase de grupos. Depois de tomar 3 a 0 na altitude de Quito, o jogo foi pegado no Morumbi, com confusão e provocações entre os jogadores. Com a partida caminhando para o fim, Luis Fabiano recebeu livre e tocou por cobertura, garantindo a vitória para o Tricolor. Para tirar um sarro do rival, o atacante disse quea sigla LDU significava "Luis Deixou Um", fazendo referência ao seu gol.

Luis Fabiano comemora gol em partida contra a LDU. Crédito: Reprodução

5 - São Paulo 6x0 São Raimundo - Copa do Brasil 2003
Depois de perder a primeira partida em Manaus por 2 a 0, o Tricolor precisava golear o São Raimundo, do Amazonas, no Morumbi, para poder avançar na Copa do Brasil e impedir um baita vexame. Pois bem, isso aconteceu e Luis Fabiano fez com que a noite são-paulina fosse fabulosa, já que marcou cinco vezes e ainda deu assistência para o outro gol, que foi marcado pelo lateral Fabiano. Um verdadeiro espetáculo do Camisa 9! 

Luis Fabiano marca cinco gols e classifica o SPFC contra o São Raimundo. Crédito: Djalma Vassão

6 - São Paulo 3x1 Ponte Preta - Copa do Brasil 2012
Após perder em Campinas por 1 a 0 e ainda sair atrás no Morumbi, o SPFC precisava virar o placar para 3 a 1 e avançar para a fase seguinte da Copa BR. Casemiro empatou e Lucas virou para 2 a 1 ainda no primeiro tempo. Quando tudo estava tenso na etapa final, Fabigol fez valer a "Lei do Ex" e marcou o gol da classificação, aos 21 minutos, depois de receber a bola na área e dar lindo giro sobre o zagueiro.

Luis Fabiano marca contra a Ponte Preta, equipe que o revelou. Crédito: Reprodução

7 - São Paulo 3x0 Palmeiras - Brasileirão 2012
Esse jogo ficou marcado por causa do gol de placa que o volante Denílson, que acertou belo chute da intermediária e viu a bola parar no ângulo do goleiro Bruno. LF9 marcou os outros dois da partida, sendo que o segundo aconteceu após mandar de primeira, sem chances para o arqueiro palmeirense. O fato é que artilheiro ajudou a afundar ainda mais o rival para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Luis Fabiano marca gol contra o rival Palmeiras, em 2012. Crédito: Reprodução

8 - São Paulo 4x0 Independente-PA - Copa do Brasil 2012
Outra noite inesquecível! Depois de vencer em Belém, por 1 a 0, Luis Fabiano não deu sopa para o azar e colocou o Tricolor na fase seguinte da competição depois de marcar quatro gols, contra o Independente, do Pará. 

Luis Fabiano em ação com a camisa do São Paulo em 2014. Crédito: Djalma Vassão

9 - Voadora contra o River Plate. Copa Sul-Americana 2003
Ok, essa não foi uma grande atuação de Luis Fabiano, mas foi inesquecível. Quando se fala nele, uma das primeiras coisas que vem na cabeça do torcedor é o jeito esquentado do atacante e a noite em que se meteu numa briga generalizada contra os jogadores do River Plate-ARG, em plena semifinal da Copa Sul-Americana. Depois do juiz apitar o fim do jogo, brasileiros e argentinos começaram uma batalha campal e o Camisa 9 deu uma voadora nas costas de Ameli e foi expulso. O fato é que, depois disso, o Tricolor foi eliminado nos pênaltis e LF9 deu a famosa frase: "Entre brigar e bater pênalti, prefiro ajudar na brigar".

Luis Fabiano dá voadora no jogador do River Plate na semifinal da Copa Sul-Americana. Crédito: Reprodução

Parabéns, Fabuloso! Obrigado por tudo! Bora cantar: "LUISSSS FA-BI-A-NO! LUISSSSS FA-BI-A-NO! LUISSS FA-BI-A-NO!".

Vai, São Paulo!







Comentários