ANÁLISE: SÃO PAULO X JUVENTUDE NA COPA DO BRASIL 2022

Luciano abre o placar de cabeça contra o Juventude no Morumbi em 2021. Crédito: Rubens Chiri/ SPFC

São-Paulinos de plantão!

O São Paulo conheceu o seu adversário na próxima fase da Copa do Brasil. Trata-se do Juventude, de Caxias do Sul. 

Adversário de Série A, o clube gaúcho já eliminou o Tricolor da competição em outra oportunidade. Foi em 2016, quando venceu no Morumbi ( 2 a 1), perdeu em casa (1 a 0) e avançou por causa do gol fora de casa. Dessa vez, o primeiro jogo acontece no Alfredo Jaconi e o segundo na capital paulista. 

Mesmo decidindo em casa, é uma parada complicada para o SPFC, principalmente por causa da logística e maratona de jogos. A princípio, o primeiro duelo acontece entre os dias 19, 20 e 21 de abril, ou seja, entre os confrontos contra Flamengo (Maracanã) e Red Bull Bragantino (Bragança), ambos pelo Brasileirão. Já a volta, ocorre em 10, 11 ou 12 de maio, entre as partidas contra Fortaleza (Castelão) e Cuiabá (Morumbi), também pelo Nacional.

De qualquer forma, o time de Rogério Ceni tem condições de passar e seguir na Copa do Brasil. Para isso, o treinador terá que definir, juntamente com a comissão técnica e a direção, um planejamento claro e preciso. Além dos duelos pelo Campeonato Brasileiro, jogos da Copa Sudamericana ocorrem no meio do caminho, então escalações, formação de banco, tática devem ser muito bem definidas.

No Paulistão, o comandante usou bem o rodízio de atletas e acredito que essa mecânica deve se repetir, o que está correto. Esse é o único jeito de diminuir o risco de lesões e desfalques. Não dá para aceitar que exista novamente vários jogadores machucados ao mesmo tempo, como no ano passado. 

Vai, São Paulo!


Comentários