ESPECIAL 92: CRICIÚMA 3X0 SÃO PAULO - FASE DE GRUPOS LIBERTADORES

 São Paulo é goleado por Criciúma na estreia da Libertadores de 1992. Crédito: Reprodução/ Arquivo SPFC

São-Paulinos de plantão!

A estreia do São Paulo na Libertadores de 1992 foi nem um pouco animadora. Aliás, se pegarmos o primeiro jogo, ninguém apostaria que o Tricolor chegaria na final meses depois. Isso porque o Criciúma, então Campeão da Copa do Brasil, não tomou conhecimento e meteu um sonoro 3 a 0, no Estádio Eriberto Hulse.  

O técnico Telê Santana, visando um clássico com o Palmeiras no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro, resolveu poupar alguns titulares, como Raí, Cafú e Elivélton. Os três começaram a partida no banco de reservas. Na verdade, o time estava bem mexido e a estratégia não deu certo! O Tigre, empolgado com a torcida e com o fato de estar disputando sua primeira Libertadores, não tomou conhecimento do adversário. 

No primeiro tempo, Jairo Lenzi abriu o placar, depois de receber livre na área e tocar na saída de Zetti. No começo da segunda etapa, Gelson fez 2 a 0 para os catarinenses, de pênalti. Irritado com a situação, o treinador são-paulino mexeu no time, colocando Raí e Cafú. Nada adiantou! Aos 42 minutos, Adílson Gomes fechou o placar em 3 a 0. 

Telê Santana como técnico do São Paulo. Ele foi peça fundamental em 1992. Crédito: Reprodução

Um papelão em Santa Catarina! A derrota colocou em dúvida a sequência do Clube da Fé na competição, já que os dois próximos jogos aconteceriam nas altitudes bolivianas de Oruro e La Paz.

Não querendo tirar os méritos dos donos da casa, que mereceram o resultado sem questionamento, mas a decisão de Telê em colocar um time reserva até hoje é vista como polêmica. Para ele, Libertadores era um torneio violento, onde as equipes batiam demais, as torcidas eram hostis e a maioria dos estádios era ruim, com péssimos gramados. 

Por causa disso, o Mestre preferiu dar prioridade ao Brasileirão. O tiro saiu pela culatra, pois, além do vexame no Sul, o SPFC tomou 4 a 0 do Palmeiras dias depois. Ainda bem que as coisas mudaram depois dessa fatídica noite.

CRICIÚMA 3X0 SÃO PAULO - LIBERTADORES 1992
Data: 06/03/1992
Local: Criciúma, Santa Catarina-SC
Estádio: Eriberto Hulse
Árbitro: Renato Marsíglia (RS).
Auxiliares: Claudio Vinícius Cerdeira (RJ) e Paulo Jorge Ales (RS)
Público e Renda: 21.345 pessoas/ 73.855.000,00 cruzeiros
Gols: Jairo Lenzi aos 41' do 1ºT, Gelson aos 5' do 2ºT e Adílson Gomes aos 44 do 2ºT.
CRICIÚMA: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wilson e Itá; Roberto Cavalo, Gelson, Grizzo e Zé Roberto (Adílson Gomes), Vanderlei (Soares) e Jairo Lenzi. Técnico: Levir Culpi. 
SÃO PAULO: Zetti; Pintado, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Mona, Suélio (Raí) e Eraldo; Catê, Gilmar e Claudio Moura (Cafú). Técnico: Telê Santana. 

O próximo jogo será contra o San José, em Oruro, na Bolívia, em 17 de março.

Vai, São Paulo!

Comentários