ANÁLISE: PALMEIRAS 4X0 SÃO PAULO - FINAL PAULISTÃO 2022

Crédito: Montagem Getty Images 

São-Paulinos de plantão!

Resultado vexatório, partida vergonhosa do São Paulo e título merecido do Palmeiras no Allianz Park.  No final das contas, deu a lógica e venceu o melhor time, mas a forma que isso aconteceu foi inaceitável.

Para piorar, torcedor tricolor teve que se deparar com mais uma péssima partida do time em uma decisão. Nessa hora, não dá para esquecer os 5 a 1 para o Inter no Morumbi (Brasileirão 2020), o episódio "perninha" de Fernando Diniz (ambos no Brasileirão 2020), quase ser rebaixado no último Nacional e agora esse (mais um!) massacre na casa palmeirense.

O são-paulino, que foi fundamental em colocar o time na final do estadual, não merecia ver outra derrota como essa.

E o desastre tava anunciado desde o início, afinal de contas, o alviverde amaçou o SPFC e dominou todas as ações do jogo. Realmente, Danilo joga demais, Raphael Veiga é o melhor meia do futebol brasileiro e Dudu enche o saco dentro de campo. Quando esses caras tão inspirados, como foi o caso, fica difícil de vencer.

Em contrapartida, não dá para aceitar a partida que o Tricolor fez, ainda mais depois da vantagem construída em casa no primeiro jogo. O técnico Rogério Ceni foi péssimo na armação da equipe e não soube reagir. Não dá para terminar uma decisão de quatros tempos sem usar o seu jogador mais técnico (Rigoni) e o mais decisivo (Luciano) só na metade final do último tempo. É verdade que ambos não estão bem, mas não dava para abrir mão deles.

Além disso, Pablo Maia e Rodrigo Nestor, o coração da equipe neste Paulistão, fizeram suas piores partidas com a camisa do São Paulo, assim como Welington, Igor Gomes e Rafinha.

No entanto, antes de detonar os meninos (realmente foram péssimos!), é preciso cobrar os mais experientes, principalmente Ceni, que ficou perdido no banco de reservas, Rafinha, que foi expulso de forma inaceitável, e Arboleda, que não se reapresentou no CT depois da data FIFA no dia certo.

O que aconteceu no Allianz Park foi inadmissível. É claro que não é para caçar bruxas e pedir demissão de treinador, mas é necessário uma cobrança forte para que isso não se repita. Perder faz parte do futebol, o que não pode é o time entrar com uma postura acuada e insossa como o São Paulo fez.

É hora de juntar os cacos, pois na próxima quinta (07/04) tem estreia na Sudamericana e depois começa o Brasileirão, campeonato que o SPFC tem a obrigação de fazer uma campanha relevante.

NOTAS:

Jandrei - Não falhou nos gols. Ainda fez uma defesa importante no início. 5,5!

Rafinha - Muita pilha, pouca bola. Expulsão inaceitável no final. ZERO!

Diego Costa - Partida ruim, mas foi um dos poucos que entendeu que estava jogando uma final. Não deixou Dudu montar em cima. 5,5!

Léo - Péssimo. Foi dominado por Dudu e companhia. 3,5!

Pablo Maia - Sua pior partida no São Paulo. 4,0!

Rodrigo Nestor -Sua pior partida no São Paulo. 4,0!

Igor Gomes - Entregou o quarto gol do Palmeiras. 3,0!

Alisson - Não foi nem sombra do jogador do Morumbi. 4,0!

Calleri - Outro que entendeu que estava numa final. 5,5!

Éder - Peso morto no ataque. 4,0!

Arboleda, Luciano, Patrick, Nikão - Arboleda faltou com respeito (de novo!) com o clube e o torcedor ao não se reapresentar na data certa. Zero! Luciano deveria ter jogado mais nos dois jogos, mas quando entrou em campo não fez nada de relevante. 4,5! Os outros entraram quando a vaca já tinha ido pro brejo. Sem nota!

Rogério Ceni - O problema não foi repetir a escalação do jogo anterior e, sim, a postura dos jogadores. Ficou sem reação quando viu o Palmeiras dominar o jogo e não soube corrigir os erros da equipe. Precisa pedir desculpas ao torcedor. 4,0!

Vai, São Paulo!

 


Comentários