OS FEITOS DO SPFC NOS 20 ANOS DE PONTOS CORRIDOS-BRA

 Técnico Muricy Ramalho comemora o tri inédito do SPFC em 2008. Crédito: Rubens Chiri/SPFC

São-Paulinos de plantão!

Vai começar o Campeonato Brasileiro para o São Paulo e em 2022 o torneio completa sua 20ª edição no formato de pontos corridos.

Ao longo dessas suas décadas, o Tricolor acumulou alguns feitos, como o tricampeonato inédito, número de pontos e vitórias conquistadas, além da queda do tabu no Allianz Park, casa palmeirense em que sempre tem dificuldade.

Abaixo, separamos alguns feitos do SPFC nos Pontos Corridos. Confira:

TRICAMPEONATO INÉDITO
A primeira coisa que se lembra são os três títulos consecutivos (2006, 2007 e 2008), conquistado pela equipe dirigida por Muricy Ramalho. Vale lembrar que essa foi a primeira vez na história que o SPFC venceu um campeonato por três anos seguidos. 

TIME MAIS VEZES CLASSIFICADO PARA A LIBERTADORES
Antes dos Pontos Corridos, o Tricolor amargava um jejum de oito anos sem disputar o principal torneio sul-americano. Até então, as últimas lembranças do são-paulino eram o pênalti perdido por Palhinha e a derrota para o Vellez Sarsfield-ARG em 1994. Bastou a primeira edição do atual formato acontecer (2003) que o Clube da Fé passou a frequentar a Liberta com mais frequência e se tornar a equipe com mais classificação para a competição. De 2004 para cá, foram 12 participações.

RECORDE DE VITÓRIAS
Em 20 edições, o São Paulo se tornou o time com mais vitórias da competição, com 338 triunfos somados. Além disso, o Tricolor é o primeiro no quesito rodadas no G4, com 316.

MAIS JOGOS SEM LEVAR GOLS
O São Paulo é o líder no número de jogos sem levar gols. Ao todo, a defesa da equipe do Morumbi passou intacta 249 vezes. Desse total, foram 154 partidas como mandante e 95 como visitante. Quanto ao número de gols marcados, o SPFC é o segundo com 1068. O primeiro é o Santos, com 1095.

PRIMEIRA VITÓRIA NO ALLIANZ PARK
Alguns jogos nos Pontos Corridos ficaram para história, como os duelos contra Athlético-PR (2006), América-RN (2007) e Goiás (2008). No entanto, outra partida marcante foi contra o Palmeiras, em 2020, que marcou a quebra do incômodo tabu de não vencer na casa alviverde Dirigido por Fernando Diniz, o Tricolor bateu o rival por 2 a 0, com gols de Reinaldo (pênalti) e Vitor Bueno.

Vai, São Paulo! 

Comentários