ANÁLISE: AMÉRICA-MG 2X2 SÃO PAULO - QUARTAS COPA DO BRASIL 2022

 Jogadores comemoram classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Crédito: Alessandra Torres/ Agif

São-Paulinos de plantão!

Uma classificação suada, vibrante e heroica em Belo Horizonte. Depois de abrir 2 a 0, o São Paulo perdeu Miranda (expulso) no segundo tempo, sofreu o empate (2 a 2), mas segurou o América-MG no Independência e avançou para a semifinal da Copa do Brasil. Agora, o adversário é o Flamengo.

Se tem uma lição que a partida ensinou é que, em jogo de copa, não se deve bobear um minuto sequer, mesmo quando as coisas estejam encaminhadas. Tudo parecia fácil quando Luciano abriu 2 a 0, com dois golaços. Até então, o Tricolor estava com o domínio pleno do jogo e atuando de forma envolvente e eficiente. Quando a arbitragem entendeu que a bola bateu no braço de Reinaldo dentro da área, no final da primeira etapa, tudo começou a mudar. Welington Paulista diminuiu para 2 a 1, de pênalti.

No segundo tempo, o Coelho se aproveitou de uma expulsão questionável de Miranda e tomou conta das ações. Chegou ao empate com Everaldo, mas não conseguiu ir adiante com a pressão. A defesa são-paulina foi impecável no momento mais importante. 

Quando perdeu seu jogador mais experiente, o técnico Rogério Ceni fez boas modificações e fez valer a vantagem conquistada na primeira partida, no Morumbi. Neste caso, Welington fechou bem o lado esquerdo e Nikão foi importantíssimo, já que prendeu bem a bola e cavou faltas para ganhar tempo.

É verdade que, mais uma vez, o São Paulo sofreu mais do que devia para passar de fase, mas conseguiu se manter firme na partida com uma defesa sólida, mesmo com as adversidades apresentadas. Além disso, a equipe mostrou que é forte mentalmente e que não desiste facilmente. Sem dúvida, essas são as melhores notícias para o torcedor neste momento, afinal de contas, há duas pedreiras pela frente nas copas (Flamengo e Atlético-GO).

NOTAS:

Jandrei - Sem falhas no gol. Voltou bem e teve uma atuação segura, com boas intervenções. 7,0!

Diego Costa - Não à toa é o capitão do time. Firme, sério e seguro. 7,5!

Miranda - Não deveria ter sido expulso. O árbitro foi, no mínimo, rigoroso. Mesmo assim, não fazia uma boa partida. 5,5!

Léo - Cresceu quando o time ficou com um a menos e salvou uma bola importante. 7,0!

Igor Vinícius - Outro bom jogo. Está crescendo no momento certo. 7,5!

Pablo Maia - Deu fôlego importante para o meio de campo com bons desarmes. 7,5!

Rodrigo Nestor - Assistência para o primeiro gol do SPFC e foi competitivo até o fim. 8,0!

Igor Gomes - Abaixo dos colegas, mas dessa vez deu bons passes e teve boa saída de bola. 6,5!

Reinaldo - Não teve culpa ao cometer o pênalti. Foi correto enquanto esteve em campo. 6,5!

Luciano - Grande partida! Mais uma vez foi decisivo. Dois belos gols para conta. É por causas de atuações assim que a torcida sempre pede ele quando as coisas estão difíceis. 9,0!

Calleri - Assistência de cinema para o segundo gol, muita luta e catimba. 8,5!

Welington, Nikão, Alisson, Patrick e Rafinha - Welington fechou bem o lado esquerdo quando o time ficou com um a menos. 7,5! Nikão foi importantíssimo para segurar a bola e usou bem o seu porte físico para cavar faltas e ganhar tempo. 8,0! Alisson foi correto. 6,5! Patrick ajudou a prender a bola no ataque 6,5! Rafinha recompôs bem pelo lado direito. 6,5!

Rogério Ceni - Mexeu bem quando o time ficou com um a menos. Fez a equipe se manter firme no jogo e armou uma formação que segurou a pressão do América no momento mais crítico. 8,0!

Vai, São Paulo!

Comentários