RANKING TRICOLOR: AS TERCEIRAS CAMISAS MAIS BONITAS DO SPFC

 Terceiro uniforme do SPFC é inspirado em agasalho de 1992. Crédito: Divulgação

São-Paulinos de plantão!

Foi divulgada oficialmente a nova terceira camisa do São Paulo para esta temporada. Celebrando os 30 anos da conquista do Mundial e da Libertadores de 1992, a estampa se baseia no famoso agasalho usado por Telê Santana e todo o elenco no Japão. A estreia deve acontecer no próximo domingo, no Morumbi, na partida contra o Red Bull Bragantino.

Com as cores originais do clube, o modelo recebe em vermelho as listras tradicionais da Adidas (na parte dos ombros) e a gola em preto. Confira abaixo o vídeo divulgado pelo Tricolor. Realmente é de arrepiar!


Numa análise rápida, apesar do uniforme possuir as cores originais e remeter a um marco histórico e grandioso, acabou ficando com uma estampa estranha. Certamente, o agasalho original é bem mais bonito. E mais, vamos combinar que não ficou tão parecido. Veja abaixo:

Agasalho que inspirou novo uniforme do SPFC. Crédito: Divulgação

Como o terceiro uniforme é uma prática polêmica, pois sempre traz estampas ousadas e diferentes do tradicional, elaboramos um ranking com os modelos mais bonitos que o Tricolor já usou. Como critério, utilizamos o conceito da estampa, a beleza, e a importância. 

Veja como ficou o resultado:

13º LUGAR
Depois de 13 anos, um novo terceiro uniforme, surgiu em 2013. Desta vez todo vermelho, até mesmo os patrocinadores e o escudo. Ele foi lançado para homenagear as reformas das cadeiras do Morumbi. Pena que o resultado visual não foi dos melhores, já que tudo pareceu de forma borrada e sem o merecido destaque. No campo, a camisa deu sorte, já que o Tricolor venceu a Penapolense, por 1 a 0, em jogo pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

São Paulo com uniforme alternativo para encarar a Penapolense em 2013. Crédito: Reprodução

12° LUGAR
Em 2016, o Clube da Fé jogou com uma camisa amarela. Realmente, o modelo não ficou legal. Para piorar, o tom escolhido do amarelo ficou cafona e distorcido. O time jogou apenas uma partida com essa camisa e perdeu em casa, para o Botafogo, por 1 a 0. A camisa fazia referência às glórias do passado. Ainda bem que as conquistas são mais bonitas que esse uniforme!

Terceira camisa do SPFC em 2016 foi da cor amarela. Crédito: Divulgação

11º LUGAR
Em homenagem ao uniforme utilizado em 1966, a Adidas lançou em 2021 uma terceira camisa com as cores originais do SPFC. Dessa vez, as listras ficaram na posição horizontal. Além disso, a camisa fez referência ao trecho do hino "Amado Clube Brasileiro". Apesar de vestir bem no corpo, o modelo ficou estranho. O Tricolor não jogou com essa camisa.

Cicinho e Aloísio com a terceira camisa do SPFC de 2021. Crédito: Reprodução
10° LUGAR
Apesar de fazer referência a um marco grandioso e histórico, a inspiração no agasalho de 1992 acabou ficando esquisita. A ideia foi criativa ao tentar relembrar uma vestimenta tão querida por muitos torcedores. Pena que o resultado não fico tão parecido com o original.

Modelo do terceiro uniforme do SPFC, temporada 2022. Crédito: Divulgação

9° LUGAR
No primeiro tempo de um amistoso com o Avaí no ano 2000, o São Paulo usou um uniforme inspirado no do Club Athletico Paulistano (que teria seu centenário naquele ano), um dos clubes que o formaram. Bem ao estilo da primeira metade do século 20, o modelo tinha botões no meio da camisa e levava o símbolo do clube em formato bem grande. 

São Paulo usa camisa em homenagem ao Paulistano, um dos seus fundadores. Crédito: Reprodução

8º LUGAR
Em 1984, o São Paulo chegou a usar uma camisa totalmente branca, com faixas finas em preto, branco e vermelho nas pontas das mangas. O modelo foi inspirado no time dos Estados Unidos, New York Cosmos. É uma estampa sem graça, mas pelo menos não distorceu as tradições da instituição.

Casagrande durante jogo do SPFC na década de 1980. Crédito: Reprodução

7º LUGAR
Após 22 anos sem ter uma terceira camisa, o São Paulo voltou a utilizar um uniforme alternativo em 1966, com listras pretas, brancas e vermelhas, remetendo as cores do clube. Esse modelo acabou virando um clássico, já que foram criadas várias camisas especiais para os torcedores com esse tipo de estampa.

SPFC de 1966 usando camisa alternativa em 1966. Crédito: Reprodução

6° LUGAR
Aqui, a causa foi mais importante do que a estampa em si. Em 2016, contra o Santa Cruz, pela última rodada do Brasileirão, o Tricolor jogou com uma camisa preta com detalhes em verde, para homenagear as vítimas da Chapecoense que morreram em um acidente aéreo, quando se dirigiam para a Colômbia.  Ao lado do escudo são-paulino, estava o símbolo da equipe catarinense.

Jogadores com camisa em homenagem ao time da Chapecoense. Crédito: Reprodução

5º LUGAR
Em 2017, o Tricolor escolheu o preto para o terceiro uniforme. Com a gola bordeaux, a estampa chamou a atenção pela simplicidade e combinação de cores. No campo, o SPFC chegou a ganhar alguns jogos, como contra o Sport, no Morumbi, por 1 a 0, pelo Brasileirão. O gol foi marcado por Marcos Guilherme.

Under Armour divulga terceira camisa do SPFC em 2017. Crédito: Divulgação

4º LUGAR
A primeira terceira camisa da história do clube é a que mais se aproxima dos modelos originais, principalmente o listrado. Com pequenas listras pretas, o modelo também recebe golas vermelhas. Usado na década de 1940, a estampa estreou com derrota para o Flamengo, por 2 a 0.

Primeira terceira camisa do SPFC da história foi na década de 1940. Crédito: Reprodução

3° LUGAR
Em 2015, ano da aposentadoria de Rogério Ceni, o SPFC fez uma linha comemorativa aos 25 anos de carreira do Mito. Na época, a Under Armour, então fornecedora esportiva, lançou um modelo bodeaux, usada pelos jogadores, e outro grafite, utilizado pelo goleiro. As estampas fizeram sucesso entre os torcedores! Mesmo com cores fortes e o escudo do clube um pouco descaracterizado, a combinação ficou discreta e marcante. Vale lembrar que os atletas chegaram a jogar de grafite em uma partida, em que o SPFC conseguiu uma virada épica diante do Figueirense (3 a 2), no Morumbi, pelo Brasileirão. 

Modelos utilizados pelo SPFC em 2015. Crédito: Divulgação

2° LUGAR
A camisa celeste, sem dúvida, foi uma das que mais esquentou os corações dos são-paulinos. Isso porque é uma homenagem aos ídolos uruguaios do clube, como Diego Lugano, Pedro Rocha, Pablo Forlán e Dario Pereyra. Além disso, o modelo remete à raça uruguaia, característica que o torcedor gosta de ver no time. No campo, o SPFC conseguiu bons resultados com o azul celeste. O jogo mais expressivo foi a estreia de Daniel Alves, em que a equipe bateu o Ceará, por 1 a 0, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Daniel Alves usa a camisa celeste e comemora seu primeiro gol no SPFC. Crédito: Reprodução

1° LUGAR
Neste modelo utilizado em 2020, ficou uma estética bem bonita. O grafite, que não faz parte das cores originais do SPFC, caiu bem com o preto, branco e vermelho do símbolo e fez grande sucesso entre os torcedores. O modelo ficou simples e bem belíssimo. No campo, o Tricolor conseguiu vitórias importantes no Brasileirão com esse uniforme, como Atlético-GO (3 a 0), Goiás (2x1) e Botafogo (4x0).

Brenner comemora gol usando a camisa grafite. Crédito: Reprodução

E aí, curtiu? Para você, qual a mais bonita?

Vai, São Paulo!


Comentários

  1. A que vc colocou em 5° lugar e em 3° lugar, pra mim, são as mais bonitas. Estão no top 2!

    ResponderExcluir

Postar um comentário