ANÁLISE: AMÉRICA-MG 1X2 SÃO PAULO - BRASILEIRÃO 2022

 Alisson marca gol da virada aos 45 do segundo tempo. Crédito: Alessandra Torres/ Agif

São-Paulinos de plantão!

O que aconteceu em Córdoba, na final da Copa Sudamericana, contra o Independiente Del Valle, foi muito triste e inaceitável. O torcedor deve sentir a dor da derrota por muitos anos. Neste contexto, não vai ser uma vitória, de virada, contra o bom América-MG, por 2 a 1, de virada, com um gol nos minutos finais, que vai apagar e diminuir essa dor.

De qualquer forma, é preciso afirmar que o triunfo em Belo Horizonte foi um dos mais importantes da temporada. Pode parecer exagero, mas não é. Isso porque afasta o risco de rebaixamento, já que o Tricolor subiu para a 10ª posição, com 40 pontos, ou seja, faltam cinco para os 45, número mágico para escapar de vez do Z4.

Além disso, a virada épica, com um gol improvável de Alisson, de cabeça, mantém vivo o sonho de classificação para a pré-Libertadores (fase de grupos é muito improvável). O SPFC está dois pontos atrás do oitavo colocado, o próprio Coelho. Ao que tudo indica, essa colocação deve ser suficiente para chegar ao primeiro mata-mata do torneio continental.

Quanto ao jogo em si, de fato, o Clube da Fé mereceu a vitória. Depois de um começo anímico, em que os donos da casa saíram na frente aos nove minutos, após o frango de Felipe Alves, os paulistas ressuscitaram com Calleri, que empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o gol saiu só aos 45 minutos mas poderia ter acontecido antes, já que o time de Rogério Ceni cansou de perder gols. Miranda e Rodrigo Nestor perderam chances inacreditáveis!

Em resumo, foi uma vitória na raça, justa e merecida. Como falado acima, ela não cicatriza a dor causada na Argentina (bem longe disso!), mas mostra uma resposta importante dos jogadores e traz uma perspectiva positiva para o final de ano, que já será melancólico sem os títulos do Paulistão e da Sula.

NOTAS:

Felipe Alves - Fez boas defesa no segundo tempo, mas tomou um frango no começo do jogo que não dá para aceitar. Não passa a menor confiança. 5,0!

Rafinha - Improvisado como terceiro zagueiro e foi bem na maior parte do tempo. 6,5!

Miranda - Teve a bola da virada nos seus pés. No lance, exagerou na força. Ali, era mais jeito do que qualquer outra coisa. Defensivamente foi muito bem. 6,0!

Léo - Partida segura. 6,0!

Igor Vinícius - Bem mal. Perdeu a bola que originou o gol do América e depois mais errou do que acertou. 4,5!

Pablo Maia - No segundo tempo se achou. 6,0!

Rodrigo Nestor - Teve grande chance de fazer 2 a 1 no começo da etapa final. Perdeu um gol que não dá para perder. 5,0!

Patrick - Pouco efetivo. Não saiu da marcação. 5,5!

Reinaldo - O empate começou com um lateral cobrado pelo Camisa 6. 6,0!

Luciano - Ótima partida. Assistência para Calleri e muita luta. 7,0!

Calleri - Fez o gol de empate, que permitiu o time voltar emocionalmente para a partida. 7,5!

Welington, Alisson, Igor Gomes e Marcos Guilherme - Welington deu bela assistência para a virada. 7,0! Alisson marcou um dos gols mais importantes do ano. 8,0! Igor Gomes foi participativo. 6,5! Marcos Guilherme também criou boas jogadas. 6,5!

Rogério Ceni - Mesmo claramente abatido, conseguiu fazer com que o time desse uma resposta positiva e trouxe de BH três pontos obrigatórios. Agora, ele que precisa botar a cabeça no lugar e reagir. Ele tem todo o direito de estar triste com a derrota de Córdoba, mas não pode contaminar o grupo com essa tristeza. 7,0!

Vai, São Paulo!     

Comentários