ANÁLISE: PALMEIRAS 0X0 SÃO PAULO - BRASILEIRÃO 2022

 Felipe Alves garante um empate heróico no Choque-Rei. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Um empate heroico no Choque-Rei e um jogo que o torcedor do São Paulo não tem do que reclamar da equipe, do goleiro e do técnico.

Pelas circunstâncias, o 0 a 0 diante do Palmeiras, fora de casa, foi um baita resultado, afinal de contas, teve dois jogadores expulsos (Ferrarezi e Beraldo), Miranda lesionado e Felipe Alves defendendo pênalti de Scarpa. Além disso, o Tricolor encarou uma arbitragem tenebrosa, que acabou dando 12 minutos de acréscimos. Além disso, Flávio Rodrigues de Sousa exagerou nas cobranças aos atletas e distribuiu cartões desnecessários.

Quanto às expulsões, o zagueiro venezuelano foi irresponsável e Beraldo acabou fazendo uma falta necessária após erro defensivo. E o pênalti? Típico de VAR. Na normalidade, nunca seria marcado, nem mesmo com a pressão da torcida da casa.  

O importante é que o Clube da Fé defensivamente foi perfeito ao segurar um dos melhores ataques do país. Destaque para Luizão, que jogou por uma zaga inteira e foi um monstro depois dos cartões vermelhos dos companheiros. 

Mas o empate só foi possível por causa do Camisa 1 do Tricolor. Além da penalidade, fez grandes defesas e soube ganhar tempo ao retardar o início da partida. Para quem ainda não confia totalmente no arqueiro, a atuação no Allianz Park é um alento. Sim, foi uma partida gigantesca! Merece ser titular de vez? Resolveu o problema no gol que já dura sete anos? Não e não! Com certeza, é quem merece jogar no momento, mas para ganhar a confiança total da torcida precisa fazer partidas como essa mais vezes, principalmente em jogos decisivos.

E o empate credencia o SPFC na luta por uma vaga na pré-Libertadores? Também não! Assim como o goleiro, o time precisa ser mais regular e mostrar mais autoridade. Como fazer isso nos jogos restantes? Para começar, vencer (e bem!) o Coritiba, no Morumbi, na próxima quinta-feira (20/10) e depois ganhar de Juventude e Atletico-GO.

NOTAS:

Felipe Alves - Pegou pênalti, defesa monumental no final do primeiro e outras boas no segundo tempo. Uma partida para chamar de sua. 10!

Ferrarezi - Deu saída de bola errada e ainda foi expulso de maneira irresponsável em um lance de escanteio a favor do SPFC. ZERO!

Miranda - Fazia uma partida correta até sair machucado. 6,0!

Luizão - Compensou as ausências dos colegas de zaga com muita raça. Um gigante! 9,0!

Igor Vinícius  - Grande partida! Muito bem na defesa e foi responsável pela melhor chance de ataque do Tricolor. 9,0!

Pablo Maia - Se virou bem no meio da adversidade. 7,5!

Rodrigo Nestor - Foi bem no primeiro tempo. No segundo, acabou perdendo o ritmo. 6,0!

Patrick - Ganhou no físico algumas disputas importantes. 6,0!

Reinaldo - Quase fez o gol na melhor jogada ofensiva do SPFC. 6,5!

Luciano - Se movimentou bem enquanto esteve em campo. 7,0!

Calleri - Poderia ter evitado o toque de mão na área, mas incomodou a defesa palmeirense, mesmo com o Tricolor com um a menos. 7,0!

Galoppo, Beraldo, Welington, Igor Gomes e Marcos Guilherme - Galoppo foi correto defensivamente. 6,5! Beraldo entrou no meio da fogueira e fez o simples. Acabou sendo expulso no fim. 5,5! Os demais ajudaram a segurar o empate. 6,5 para cada!

Rogério Ceni - Apostou no esquema correto (três zagueiros!) para encarar o Palmeiras fora, tanto que estava fazendo boa partida com 11 a 11. Não contava com as expulsões e a lesão de Miranda, mas soube se adaptar ao cenário adverso. 8,5!

Vai, São Paulo!    

Comentários