ANÁLISE: BRASIL 1X0 SUÍÇA - COPA CATAR 2022

 Caseiro comemora gol da vitória diante da Suíça na Copa de 2022. Crédito: Clive Brunskill/ Getty Images

São-Paulinos de plantão!

Uma vitória suada, na marra, com cara de Copa do Mundo. Mesmo sem a mesma inspiração da estreia, o Brasil bateu a Suiça, por 1 a 0, com um golaço de Casemiro, revelação do São Paulo Futebol Clube. Com o resultado, a equipe verde e amarela está classificada para a próxima fase da Copa do Mundo do Catar.

Aliás, esse é um triunfo que o torcedor do Tricolor Paulista precisa e merece celebrar. E não só pelo fato do Camisa 5 ter tirado a Seleção de uma sinuca de bico, mas também porque Éder Militão lembrou os tempos em que segurava as pontas na lateral direita enquanto vestia o manto preto, branco e vermelho. Com características defensivas, fechou bem o setor e controlou bem o jogo. 

Outro motivo que merece comemoração é a boa atuação de Antony, que entrou no segundo tempo e ajudou a mudar a dinâmica do time. Sem dúvida, o campeão da Copinha de 2019 está pedindo passagem e já merece ser titular no lugar de Raphinha

E quem também merece aplauso é Rodrygo. O atleta do Real Madrid consertou a estratégia de Tite (Fred no lugar de Neymar não funcionou) ao se conectar bem com Vinìnicus Jr. e deu a assistência para o gol salvador do time Canarinho. Com isso, o jovem se mostra uma arma importante na competição.

Foi uma atuação de gala do Brasil? Não! Jogou tão bem quanto contra a Sérvia? Não! Mas valeu pela persistência e capacidade de decisão de uma garotada que se mostrou madura na hora mais importante da partida. A Suíça pode não ser uma potência, mas está longe de ser uma galinha morta, pois tem um goleiro seguro e um sistema defensivo bastante eficiente. Prova disso é que eliminou a França na última Eurocopa e ajudou a tirar a Itália deste Mundial.

A vitória sobre os europeus é histórica, já que foi a primeira em Copas do Mundo. Nos outros dois encontros, dois empates: 2 a 2 em 1950, no Pacaembú, e 1 a 1 em 2018, na Rússia.  Agora, que venha Camarões!

NOTAS:

Alisson - Não tocou na bola, mas deu dois sustos em duas saídas de bola com os pés. Não pode! 5,0!

Éder MIlitão - Foi bem ao fechar o lado direito. 6,5!

Marquinhos - Firme e consertou alguns erros defensivos. 7,5!

Thiago Silva - Sólido e preciso nos botes. 7,5!

Alex Sandro - Não brilhou mas teve uma atuação segura. 6,5!

Casemiro - Tirou o Brasil do buraco com um golaço. Gol made in Cotia! 10!

Paquetá - Apagado. Criou só uma boa jogada pelo lado esquerdo. 5,5!

Fred - Não funcionou no esquema proposto pelo técnico. 5,5!

Raphinha - Outra partida em que não foi eficiente. Pode ir para o banco. 5,0!

Richarlyson - A bola não chegou aos seus pés, mas lutou. 6,0!

Vinícius Jr. - Sua velocidade no segundo tempo foi importante. 7,0!

Rodrygo, Antony, Gabriel Guimarães, Gabriel Jesus e Alex Telles - Rodrygo foi maduro e deu assistência para o gol. 8,0! Antony ajudou a mudar a dinâmica da equipe. Merece ser titular. 7,5! Gabriel Guimarães municiou bem os atacantes. 7,5! Jesus não justificou a entrada. 5,5! Alex Telles entrou no final. Sem nota!

Tite - Estratégia com Fred no meio não funcionou. Bom que percebeu isso e colocou Rodrygo no intervalo. Entradas de Antony e Bruno Guimarães também foram importantes. 7,0!

Vai, São Paulo!


Comentários