ANÁLISE: SÃO PAULO 1X2 CORINTHIANS - PAULISTÃO 2023

Luciano lamenta derrota no Majestoso pelo Paulistão. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Quem foi ao Morumbi ou assistiu ao Majestoso pela TV tem vários motivos para se irritar com o São Paulo. Primeiro, caiu o tabu de não perder para o Corinthians em casa. A última vez tinha sido em 2017, no fatídico jogo do fair play de Rodrigo Caio. Segundo, a derrota por 2 a 1 expôs as principais fragilidades da equipe.

Uma delas é o lado direito. Infelizmente, Orejuela se mostrou incapaz de vestir o manto preto, branco e vermelho. Além de errar feio nos dois gols corintianos, ele não soube fazer um cruzamento e nem tomar uma decisão positiva para o time. É melhor Rogério Ceni improvisar já que não tem Rafinha e Igor Vinícius, machucados.

A outra é o fato do meio de campo Tricolor ser frágil e não morder o suficiente para desarmar o adversário e recuperar a bola. Ceni até tentou fazer isso ao escalar Méndez e Pablo Maia, mas não deu certo. Renato Augusto desfilou e comandou o alvinegro. Talvez a solução para ter um meio mais combativo seja escalar Luan ao lado do equatoriano. 

Agora, o mais preocupante é o fato do SPFC ter poucos jogadores com poder de decisão. Os únicos do elenco capazes de definir uma partida são Calleri e Luciano. O 9 é um lutador, que se mata pelo time mas que não tem companheiros com a competência de entregar a bola nos seus pés. Já o outro, até recolocou o Tricolor no clássico e quase empatou no final, mas está muito mal escalado. O Camisa 10 não é meia, Rogério!

Quem poderia ajudar na armação é Galoppo, que ficou de fora devido ao excesso estrangeiros. Não ter a melhor opção aponta duas grandes falhas do técnico e da diretoria: Montagem errada de elenco e falta de precaução com a situação dos sul-americanos. Por que não entrou com o ofício na CBF antes do início da temporada? Por que não fez uma ação conjunta com Palmeiras e Flamengo, que também tem o mesmo problema? Diretores perderam timing e não tiveram a atenção necessária para esse assunto.

Como dá para perceber, há muitas razões para o são-paulino estar de cabeça quente. Sim, é só o começo do ano e ainda tem muita coisa para rolar, ou seja, tudo pode melhorar. No entanto, para isso acontecer vai ser preciso o treinador e seus comandantes vestirem a sandália da humildade (lembra do Pânico?) e perceberem o que estão fazendo de errado.

NOTAS: 

Rafael - Não foi decisivo e tomou gol nas duas vezes que a bola chegou. 5,0!

Orejuela - Não dá mais para aturar! Não é jogador para o SPFC. ZERO!

Arboleda - O menos ruim da zaga. 5,5!

Alan Franco - Tinha que ter feito a falta em Roger Guedes no segundo gol. 3,5!

Welington - Bem no apoio e mal na defesa. 5,5!

Méndez - Mandou uma bola na trave. Tem que ser titular. 6,0!

Pablo Maia - Errou passes fáceis e cometeu muitas faltas. 4,5!

Rodrigo Nestor - Tudo seria diferente se não tivesse perdido chance cara a cara com Cássio. 4,0!

W. Rato - Apagado do início ao fim. 5,0!

David - Primeiro gol do Corinthians começou com um erro seu. 4,5!

Calleri - É um lutador, mas não consegue fazer muito pois a bola não chega no ataque. 6,0!

Luciano, Caio Paulista, Luan, Talles Costa e Pedrinho - Luciano não pode ficar de fora, mesmo estando em posição errada. 7,0! Caio Paulista é melhor que Orejuela. 5,5! Luan - Deu força ao meio. 6,0! Talles Costa e Pedrinho fizeram pequena fumaça mas nada de impressionante. 5,5 cada!

Rogério Ceni - Deu para ver que seu esquema dos sonhos pode funcionar contra a Portuguesa, mas a verdade é que é muito frágil e ineficiente em jogo grande. Precisa urgentemente achar soluções para a lateral-direita e para falta de um armador.  5,0!

Vai, São Paulo!

Comentários