ANÁLISE: SÃO PAULO 3X1 SANTOS - PAULISTÃO 2023

Galoppo marca em clássico contra o Santos. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Aproveitando o clima do Super Bowl (final do futebol americano nos EUA) e o título do Kansas City Chiefs, vamos analisar a vitória do São Paulo sobre o Santos, por 3 a 1, no Morumbi. E por qual razão o Tricolor fez o seu melhor jogo da temporada até aqui?  Existem algumas.

Primeiro, porque entendeu que bola parada ganha jogo, principalmente clássico, ainda mais em um campo encharcado, cheio de poças, debaixo de muita chuva. Em uma falta próxima da área adversária, Weliington Rato foi o quaterback perfeito e lançou a lá Tom Brady (maior vencedor da NFL) para Calleri desencantar em 2023. 

Depois, um escanteio bem cobrado pelo próprio Rato que Luciano cabeceou e Lucas Pires evitou um gol com o braço cometendo pênalti. Na cobrança, Galoppo colocou a pelota na End Zone com uma categoria que até deixou Patrick Mahomes (atual campeão com KC Chiefs) com inveja. Com 2 a 0 e os donos da casa com um homem a mais, o San-são estava praticamente resolvido. A segunda expulsão santista no início da etapa final só confirmou isso.

O SPFC ganhou também porque Méndez foi um Nick Bosa (defensor do San Francisco 49ers) sacou (matar a jogada no futebol americano) todo mundo sem cometer uma falta. Além disso, porque, enfim, Luan entrou, deu mais vitalidade ao time e fechou o placar com um belo chute de longe.

Finalmente Rogério Ceni abriu mão das convicções e colocou Galoppo como titular. Mais uma vez, o argentino provou que precisa começar as partidas, afinal, se movimentou bem, tomou decisões corretas e achou passes interessantes. Sem dúvida, o melhor em campo. 

Com toda certeza, a frase de Hernám Crespo "Squadra bagnata, squadra fortunata" (Equipe molhada, equipe sortuda) fez todo o sentido. Sob forte chuva, um baita jogo e uma vitória importante.  Ah e o Clube da Fé venceu também porque a torcida foi maravilhosa (de novo!), pois encheu o Morumbi, tomou água na cabeça o tempo inteiro e mesmo assim não parou de cantar e apoiar.

NOTAS:

Rafael - Vendido no lance do pênalti do Santos. Fez duas defesas importantes no primeiro tempo. 7,0!

Orejuela - Jogou bem de novo. Fez o simples. Saiu machucado no intervalo. 6,5!

Alan Franco - Demorou para entender o tipo de jogo que devia ser feito. Quando se achou foi bem. 6,0!

Beraldo - Cometeu erro feio e foi traído pela poça no lance do pênalti do Peixe, mas fez um bom jogo. 6,0!

Welington - Apareceu bem no ataque. Acabou sentindo e deve ficar fora. 6,5!

Méndez - Mostrou que é bom de futebol e polo aquático. Dominou o meio. 8,0!

Pablo Maia - Foi quem mais destoou do time. Não se adaptou ao campo e cometeu muitas faltas. 5,5!

Luciano - Foi participativo, mas tomou um cartão bobo que o tira do próximo jogo. 6,0!

W. Rato - Mais uma vez sua bola parada foi decisiva. Assistência para o primeiro gol e escanteio que proporcionou pênalti e expulsão do adversário. 8,5!

Galoppo - Pênalti cobrado com categoria e assistência para Luan. Galoppo é titular, Rogério! 9,0!

Calleri - Desencantou em 2023! E foi num clássico importante. 8,5!

Belém, Nathan, Marcos Paulo, Caio Paulista e Luan - Belém foi ansioso mas não comprometeu. 6,0! Nathan trouxe mais força física. 6,0! Marcos Paulo foi correto, assim como Caio Paulista. 6,0 para ambos! Em 20, minutos, Luan marcou um gol, foi ovacionado e mostrou para o técnico que tem que jogar mais. 8,0!

Rogério Ceni - Abriu mão da sua convicção para colocar Galoppo como titular e Luan ao lado Méndez no segundo tempo. Assim, o time fez o seu melhor jogo no ano até aqui. Sob forte chuva, entendeu o jogo que tinha que fazer. O que preocupa é o excesso de lesões e a falta de reposição. 9,0!

Vai, São Paulo!  

  

Comentários