TBT: A ÚLTIMA VEZ QUE O SPFC FOI MANDANTE NO CAMPO DO PALMEIRAS

SPFC encara a Portuguesa como mandante no estádio do Palmeiras. Crédito: Gazeta Press

São-Paulinos de plantão!

Está resolvido que o São Paulo enfrenta o Água Santa, pelas quartas do Paulistão, no Allianz Park, na próxima segunda-feira (13/03), às 20h. Por causa de uma série de shows do Coldplay, o Morumbi não poderá receber o confronto.

Pode parecer loucura, mas essa não será a primeira vez que o Tricolor mandará um jogo no campo do Palmeiras. A última vez que isso aconteceu foi em 12 de fevereiro de 1995, no antigo Parque Antárctica. A partida era válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Na oportunidade, derrota para a Portuguesa, por 2 a 1. A Lusa abriu 2 a 0, com Jorginho e Tiba, e o Clube da Fé diminuiu com Caio Ribeiro, hoje comentarista da TV Globo.

Além disso, há outras curiosidades interessantes do time que jogou. Uma delas é que o goleiro era o então reserva Rogério Ceni (hoje treinador), que substituiu o titular Zetti. No banco estava o interino Muricy Ramalho. Sim, o tricampeão brasileiro e hoje coordenador teve que assumir o posto de Telê Santana neste jogo, pois o Mestre estava ausente.

Muricy Ramalho comanda o SPFC em jogo no Palestra Itália. Crédito: Gazeta Press

Outro detalhe curioso é que o Camisa 10 do SPFC da época chegou com muita poupa ao Morumbi, já que pousou no estádio de helicóptero em sua apresentação. Estou falando do chileno Sierra, que veio do Unión Española. Apesar de habilidoso, infelizmente não se destacou como se esperava.

Naquela tarde chuvosa, o Tricolor entrou em campo com Rogério Ceni; Cláudio, Júnior Baiano, Rogério Pinheiro e André Luiz; Donizete Oliveira, Axel, Juninho Paulista e Sierra; Palhinha e Bentinho.

Desse time, também vale destacar as presenças de Juninho Paulista (na época só Juninho), campeão da Conmebol 1994 e que recentemente deixou de ser o coordenador da CBF, além de Palhinha, remanescente das conquistas da Libertadores e Mundial de 1992 e 1993. O lateral André Luiz também estava em Tóquio na vitória sobre o Milan.

Ao longo da história, não foram poucas as oportunidades que o São Paulo atuou na casa do Palmeiras sem enfrentar os donos da casa. De acordo com levantamento de Michael Serra, historiador do clube do Morumbi, mais de 60 jogos do Tricolor foram realizados no estádio do rival.

As partidas aconteceram entre 1936 e 1995. Neste período, aconteceram amistosos e partidas do Campeonato Paulista, Robertão, Taça São Paulo, Campeonato Brasileiro e Supercopa.

SÃO PAULO MANDANTE NO PALESTRA ITÁLIA:

VITÓRIAS - 35
EMPATES -  14
DERROTAS - 18


Vai, São Paulo!




Comentários