ANÁLISE: SÃO PAULO 0X0 ITUANO - COPA DO BRASIL 2023

 Calleri sente dores durante contra o Ituano pela Copa do Brasil. Crédito: Marcello Zambrana

São-Paulinos de plantão!

Horroroso, medonho, pavoroso, vergonhoso, irritante, tenebroso, pobre, lixo. Essas são só algumas palavras que descrevem a estreia do São Paulo na Copa do Brasil, contra o Ituano, no Morumbi

A verdade é que o 0 a 0 (o terceiro seguido contra o time de Itu) foi um verdadeiro show de horrores. Nem se Freddy Krueger, Jason, Michael Myers ou qualquer outro vilão de filme de terror se juntassem fariam coisa tão ruim quanto o Tricolor. Até o maldito 4-2-4 voltou para atazanar a torcida!

No primeiro tempo, com o esquema de três zagueiros, o time da casa ficou preso na marcação adversária e não fez nem cócegas no goleiro Jefferson Paulino. Se aí estava ruim, a coisa ficou bem pior na volta do intervalo, quando Rogério Ceni fez três substituições e retornou com a linha de quatro na defesa.

A equipe se perdeu completamente. Além de só tocar para o lado, os jogadores passaram a errar passes infantis, cometerem faltas bobas e até darem espaço para o Ituano atacar. O time do interior só não ganhou porque não teve qualidade e tranquilidade para botar a bola para dentro do gol. A única boa chance de ataque do SPFC foi através de uma cabeçada de Luciano, nos acréscimos. Muito pouco!

Não dá para aceitar uma partida como essa do Tricolor. Com todo respeito, também não dá engolir três jogos seguidos contra o Ituano no Morumbi (Paulistas de 2021 e 2022 e Copa do Brasil 2023) e não marcar um mísero gol!

Esse empate é muito preocupante, não só porque o Clube da Fé corre grandes riscos de ser eliminado na Copa do Brasil, mas também porque é sério candidato ao rebaixamento no Brasileiro. Não adianta negar ou argumentar o contrário. Se comissão técnica, jogadores e diretoria não acharem um jeito de jogarem de forma competitiva e não entenderem que a Série B está chegando, o São Paulo vai cair!

NOTAS:

Rafael - Mero observador do jogo. Não foi exigido. 6,0!

Alan Franco - Errou passes que proporcionaram situações de risco. 5,0!

Arboleda - Tirando Rafael, o único que merece nota média. 6,0!

Beraldo - Mal nas disputas de bola. Saiu contundido. O mais novo integrante do departamento médico. 5,0!

Nathan - nem atacou e nem defendeu de forma efetiva. 5,0!

Méndez - Errou muitos passas. Totalmente desconectado com o time. 4,0!

Rodrigo Nestor - Não justificou a titularidade. Errou tudo o que tinha direito e mais um pouco. 3,5!

W. Rato - Nem na bola parada, que é seu forte, foi bem. 4,0!

Michel Araújo - Ficou perdido quando teve que ser lateral de ofício no segundo tempo. Quando foi para o meio, teve boa chance de fazer o gol mas mandou a bola na piscina do clube social. 4,5!

Erison - O único que demonstrou confiança, mas só deu um chute no gol. Saiu no intervalo. 5,0!

Calleri - Claramente fora de ritmo. Nem lutar pelo resultado lutou, 5,0!

Luciano, David, Rafinha, Diego Costa e Patryc - Luciano foi o autor da melhor jogada de gol do jogo, mas produziu muito pouco. 4,5! Rafinha ficou perdido no 4-2-4. 4,0! Diego Costa até que não foi tão ruim para quem não jogava desde outubro de 2022. 5,5! Patryc errou sua primeira jogada e depois não conseguiu acertar nada. 4,0!

Rogério Ceni - O time fez um jogo impossível de classificar. Tudo por causa da falta de qualidade tática, técnica e emocional da equipe. Tentou mudar o cenário com o amor da sua vida: o maldito 4-2-4, que já sabemos que não funciona com esses jogadores. É bom entender que o objetivo do ano é NÃO CAIR! 3,5!

Vai, São Paulo! 

Comentários