ANÁLISE: SÃO PAULO 3X0 AMÉRICA-MG - BRASILEIRÃO 2023

 Dorival Jr estreia com vitória no SPFC diante do América-MG. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Na estreia de Dorival Júnior como técnico do São Paulo, uma vitória importantíssima diante do América-MG, por 3 a 0, no Morumbi. Chegaram os primeiros três pontos no Brasileirão!

E o quanto a chegada do novo treinador, que foi apresentado sexta, fez um treino e já jogou no sábado, influenciou no triunfo? Com certeza, não deu para ver um time com a cara total do novo comandante, mas foi possível perceber alguns movimentos sutis, que indicaram o caminho que o atual campeão da Libertadores deve seguir no Tricolor

Além de um esquema novo (4-4-2), o mais importante foi que não houveram invenções. O lateral atuou como lateral, o volante de volante e o atacante de atacante. Luciano retornou para a sua função de origem e ficou ao lado de Calleri na frente. Que bom! O Camisa 10 fez sua melhor partida de 2023 até aqui e abriu o placar no primeiro tempo, em chute de fora da área que desviou no adversário e enganou Matheus Cavichioli.

Outro fator decisivo, e esse devemos reconhecer o olhar e a insistência de Rogério Ceni, foi Rafael. O goleiro fez sua melhor partida com o manto preto, branco e vermelho. Enquanto o placar estava 1 a 0, os mineiros pressionaram bastante e o Camisa 23 precisou fazer quatro defesas milagrosas. A mais impressionante após chute cara a cara de Aloísio Boi Bandido, na pequena área, em que defendeu com o pé e a bola saiu por cima do gol. 

Calleri cabeceia e marca o segundo do SPFC contra o América-MG. Crédito: Marcos Ribolli

Depois disso, Dorival mexeu e o time se acertou. Calleri e Marcos Paulo ampliaram o marcador e selaram os 3 a 0, para a festa dos 41 mil torcedores no Cícero Pompeu de Toledo. Uma vitória importantíssima! Afinal, era um confronto direto e uma resposta positiva era necessária após a turbulência vivida desde a eliminação para o Água Santa, no Paulistão.

Dorival Júnior chegou e tem muito trabalho a fazer. Há muita coisa para melhorar. No entanto, ele já mostrou que pode dar ao SPFC o mais importante para esse momento tenso: simplicidade e segurança. 

Faltam 42 pontos para o alívio!  

NOTAS:

Rafael - Uma partida para chamar de sua. Salvou a noite com, pelo menos, quatro milagres. Seguro e atento durante o jogo inteiro. 9,0!

Raí Ramos - No primeiro tempo pareceu um pouco perdido. Melhorou no segundo tempo. 6,0!

Arboleda - Não importa o esquema, sempre preciso nos desarmes. Um verdadeiro muro! 7,5!

Beraldo - Se precipitou em algumas jogadas, mas manteve a calma e não se perdeu. 6,0!

Patryc - Visivelmente nervoso. Ainda não foi o jogador campeão das categorias de base. 5,0!

Luan - Firme nos desarmes. Cansou no segundo tempo. 6,5!

Pablo Maia - Tomou um cartão bobo no começo do jogo, mas conseguiu levar até o fim. 6,0!

Rodrigo Nestor - Desarmou muito bem. Nesse novo esquema, vai precisar armar mais as jogadas. 6,5!

Michel Araújo - Assim como Nestor, vai precisar aparecer mais para construir. Recuperou a bola para o primeiro gol da partida. 6,5!

Luciano - Finalmente jogou como atacante em 2023 e fez sua melhor partida. Abriu o placar e ajudou a ser decisivo em um confronto direto. 7,5!

Calleri - Como é lindo ver sua luta em campo. Praticamente definiu a parada com linda cabeçada, bem no momento em que o América gostava do jogo. 8,0!

Gabriel Neves, Caio Paulista, W. Rato, Alisson e Marcos Paulo - Gabriel Neves foi importante no segundo gol. Tudo começou com uma linda recuperação sua de bola. 7,0! Caio Paulista entrou nervoso, mas quando se acalmou fechou bem o lado esquerdo. 6,0! Rato ajudou a forçar o erro grotesco da defesa mineira no lance do terceiro gol. 6,5! Alisson mandou a pelota na cabeça de Calleri. 7,0! Marcos Paulo mostrou que sua estrela tá iluminada. Segundo jogo seguido que entra no fim e marca o seu. 7,0!

Dorival Júnior - Acabou de chegar, mas conseguiu fazer alguns movimentos que fizeram a equipe atuar de maneira mais simples. Deu certo, já que aconteceu a vitória. Ainda tem muito o que trabalhar, afinal de contas, o SPFC sofreu muita pressão do América e correu sérios riscos de tomar o empate. O primeiro desafio é arrumar o meio de campo e arranjar um armador. 6,5!

Vai, São Paulo!  

Comentários