ANÁLISE: CUIABÁ 2X1 SÃO PAULO - BRASILEIRÃO 2023

 Calleri disputa a bola em jogo contra o Cuiabá pelo Brasileirão 2023. Crédito: Rubens Chiri

São-Paulinos de plantão! 

Depois da vitória empolgante no clássico San-São, uma ducha de água fria em Cuiabá. O São Paulo se perdeu completamente, principalmente na segunda etapa, e perdeu para os donos da casa, por 2 a 1. O gol paulista foi marcado por Nathan, no último minuto de partida.

É claro que a arbitragem de Bruno Mota Correia contribuiu para a derrota, afinal de contas, foi facilmente influenciado pelo VAR em dois pênaltis inexistentes. O segundo lance é bastante discutível, pois há um pequeno toque de Diego Costa no adversário, mas o primeiro claramente não foi. No entanto, o Tricolor fez um jogo muito ruim. Aliás, essa partida foi o desfecho de uma semana péssima do São Paulo Futebol Clube, do presidente ao ponta esquerda.

Para começar, teve a liberação bizarra do Rafinha para jogar um jogo festivo na Alemanha, em plena semana que antecede uma semifinal de Copa do Brasil contra o maior rival. Mais um erro grotesco dessa diretoria frouxa, que só quer saber de tiktok e só aparecer nas horas boas. Falha também do atleta! Como capitão, Rafinha precisava entender melhor a situação do clube, que não ganha títulos nacionais desde 2008, e a ansiedade do torcedor, que vê a possibilidade dessa fila acabar. Era melhor ficar por aqui treinando e se preparando. 

Também teve o trabalho ruim de Dorival Júnior, que adotou a estratégia errada no Mato Grosso. Escalou um time misto, que desgastou jogadores importantes e ainda comprometeu a partida contra o Bahia, na próxima rodada, afinal de contas, Calleri e Luciano tomaram o terceiro amarelo e estão fora. Além disso, foi expulso por reclamar da arbitragem e isso destruiu o mental do time.

Quanto aos jogadores, deu para ver muitos desconectados na Arena Pantanal. Rodrigo Nestor, por exemplo, cometeu erro infantil no lance que originou o primeiro pênalti. O fato de Deyverson ter errado a cobrança não tira a sua falha. Luan é outro que foi bem mal. Parece que não consegue entrar em forma. Além deles, Caio Paulista cometeu faltas bobas e Marcos Paulo não disse a que veio.

E não dá para tirar Júlio Casares e Carlos Belmonte dessa análise. Ambos não sabem fazer bastidores e são passivos demais, principalmente nas horas decisivas. O que aconteceu em Cuiabá foi grave. Eles têm que entender que o São Paulo é grande e não permite que árbitros inexperientes apitem seus jogos. Até quando o torcedor, que paga ingresso e carrega esse clube nas costas, terá que aguentar erros e mais erros de arbitragem? Isso é culpa da dupla também! 

Em Itaquera, na próxima terça, apitará Wilton Pereira Sampaio, o mesmo que não marcou pênalti após Renato Augusto dar um toque de vôlei dentro da área. Mais uma prova que Casares e Belmonte parecem estar dentro de um mundo paralelo. Agora não adianta reclamar. Só resta torcer para que tudo ocorra bem daqui para frente. 

Diante de tudo isso abordado, o SPFC se colocou uma pressão desnecessária para a semifinal da Copa do Brasil. Espero que isso ligue o sinal de alerta e interfira de forma positiva na batalha contra o Corinthians.

NOTAS:

Rafael - Sem falha nos gols. 6,0!

Nathan - Fez o gol do SPFC, mas não foi bem nos 90 minutos, tanto que o segundo gol do Cuiabá aconteceu pelo seu lado. 5,5!

Arboleda - Pareceu disperso em algumas jogadas. 5.0!

Diego Costa - Ao meu ver não cometeu pênalti, mas deu margem para o péssimo árbitro marcar. Também cometeu erros que não vinha cometendo.4,5!

Caio Paulista - Fez a jogada do gol de Nathan, mas foi mal no restante. Também deu margem para o árbitro fraco marcar o primeiro pênalti. 5,0!

Luan - Sem ritmo e fora de forma. Tá na hora de dar resposta ao torcedor que o defendeu no embate como Rogério Ceni. 4,0!

Pablo Maia - Foi importante jogar para recuperar ritmo, mas não se destacou em nada. 5,0!

Rodrigo Nestor - Errou feio no lance do primeiro pênalti. ZERO!

W. Rato - Deu um bom chute no primeiro tempo e só. 5,0!

Marcos Paulo - Só vestiu o uniforme. Jogar que é bom, nada! 3,5!

Calleri - Tomou o terceiro cartão e tá fora do próximo jogo pelo Brasileiro. 4,5!

Luciano, Erison, Juan, Michel Araújo e Alisson - Luciano tomou amarelo do banco e também tá fora contra o Bahia. Quando entrou, não fez nada. 4,0! Os outros fizeram um jogo discreto. 5,0 cada!

Dorival Júnior - Claramente trabalhou muito mal durante a semana. Escalou mal o time e ainda foi expulso bobamente, o que destruiu o mental da equipe. Time vai mais pressionado do que devia para a batalha em Itaquera. ZERO!

Vai, São Paulo!


 

Comentários