ANÁLISE: SÃO PAULO 2X0 SAN LORENZO-ARG - COPA SUDAMERICANA 2023

 Calleri comemora gola marcado contra o San Lorenzo. Crédito: Marcos Ribolli

São-Paulinos de plantão!

Que jogo! Que vitória! Que classificação!

A missão de reverter o resultado diante do bom time do San Lorenzo-ARG não era nem um pouco fácil. O São Paulo precisava fazer uma partida perfeita e o apoio da torcida tinha que ser total. As duas coisas aconteceram, o Clube da Fé venceu por 2 a 0, e avançou sem precisar dos pênaltis, na Copa Sudamericana.

Para começar, os mais de 50 mil torcedores deram show. Desde a chegada do ônibus no Morumbi, o gogó dos tricolores apaixonados fez toda a diferença. O estádio virou um caldeirão, que explodiu com os gols de Calleri e Luciano e murchou a torcida adversária. Provavelmente, até o Papa Francisco se impressionou!

No campo, o time entendeu o tipo de jogo que foi apresentado e conseguiu superar a cera, as pancadas, a catimba e a péssima arbitragem do uruguaio Esteban Ostojich. O árbitro foi omisso o tempo inteiro e deixou o "Ciclon" enrolar o jogo, irritar os jogadores paulistas e bater a vontade no primeiro tempo. 

Pelo lado brasileiro, destaque para Wellington Rato e Rodrigo Nestor. O primeiro foi decisivo com a bola parada, algo fundamental em duelo eliminatório. Numa partida enroscada como essa, nada como uma falta bem cobrada na cabeça do artilheiro para ajudar! Já Nestor, procurou fazer algo diferente e conseguiu uma jogada espetacular na direita e deu belo passe para o Camisa 10 garantir a vaga nas quartas.

Também merece elogio o coletivo do SPFC. Dessa vez, a equipe foi bem mais aguerrida, competitiva, organizada e afim de vencer. Nem de longe foi o time apático e irritante dos últimos jogos. A nota triste fica por conta de Caio Paulista, que saiu machucado no segundo tempo. Uma pena!

Com certeza, foi uma das melhores partidas do ano do Tricolor em termos de aplicação, mobilização e postura. Continuar na Sula era fundamental! Agora, os reforços vão poder jogar e ajudar. Quanto ao Majestoso, na próxima semana, se jogar dessa mesma forma, tem boas chances de virar contra o Corinthians, na Copa do Brasil. Sem dúvida, o rival vai procurar fazer a mesma estratégia dos argentinos. 

NOTA:

Rafael - Seguro e tranquilo nas horas mais críticas. 7,0!

Rafinha - Falhou no único lance de perigo do San Lorenzo, que mandou a bola na trave, mas dominou o lado direito. 7,0!

Arboleda - A muralha equatoriana. 8,5!

Beraldo - Firme em todas as divididas. Entendeu que hoje era jogo para destruir e não construir. 8,5!

Caio Paulista - Fez um bom primeiro tempo. Quase fez um gol. No segundo, teve que sair pois se machucou. Vai fazer falta. 7,5!

Pablo Maia - Não foi brilhante, mas conseguiu marcar bem o ataque argentino. 6,5!

Alisson - Outro que se deu muito bem. Fez o trabalho sujo de forma eficiente. 7,0!

Rodrigo Nestor - Fez uma das melhores partidas com a camisa do SPFC. Baita jogada no segundo gol. 9,0!

W. Rato - Santa bola parada. Era o que precisava para nesse momento tenso. 9,0!

Luciano - Fez o gol da classificação e salvou a temporada até o momento. 10!

Calleri - Fez o que parecia impossível: furar a retranca do San Lorenzo. 10!

Welington, Gabriel Neves, Juan, Michel Araújo e Diego Costa - Welington entrou numa fogueira e não comprometeu. 6,0! Neves mostrou falta de ritmo, mas sua presença já muda o espírito do time. 6,0! Juan prendeu bem a bola no ataque. 6,5! Michel cavou faltas importantes no final. 6,5! Diego ajudou na bola aérea defensiva. 6,0!

Dorival Júnior - Conseguiu mobilizar bem os jogadores, entendeu bem o tipo de jogo que seria apresentado. Time foi vibrante e estava afim de se classificar. Contra o Corinthians é preciso ter a mesma pegada. 9,0!

Vai, São Paulo!

Comentários