ANÁLISE: RETORNO DE ROGÉRIO CENI AO SÃO PAULO

 Rogério Ceni dá seu primeiro treino como novo técnico do São Paulo. Crédito: Rubens Chiri/ São Paulo FC

São-Paulinos de plantão!

O São Paulo agiu rápido. Pouco depois de informar a saída de Hernán Crespo, anunciou o retorno de Rogério Ceni como treinador. O ídolo volta ao clube depois de quatro anos. 

Vou repetir que fui contra a demissão do argentino neste momento (clique aqui e saiba mais sobre o assunto), mas dentro desse cenário caótico que o próprio Tricolor criou, o melhor nome para assumir o comando da equipe realmente era o de Ceni. Aliás, único nome!

Isso porque o ex-goleiro ainda é uma imagem forte dentro do clube e tem estofo para aguentar as pressões externas e internas. Além disso, está mais experiente na função de treinador. De 2017 para cá, fez um ótimo trabalho no Fortaleza, conquistando vários títulos, e mesmo contestado no Flamengo, foi campeão do Brasileirão, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca. Sem dúvida, estamos falando de um bom treinador!

Crédito: Rubens Chiri/ São Paulo FC

Agora, também temos que dizer que o Mito chega com a obrigação de mostrar resultados. Muitos são-paulinos ainda estão chateados por causa das declarações infelizes que o ex-goleiro deu quando foi contratado pelo Flamengo, além de ter muita gente que defendia a permanência de Crespo e está chateada com a decisão da diretoria. 

E tem outro ponto: Ceni chega num clube tumultuado, com ambiente tenso e uma diretoria que parece não ser muito firme na linha de comando, ou seja, vai precisar ter mais habilidade para gerir pessoas do que teve no clube carioca e no Cruzeiro, por exemplo. De fato, sua influência dentro do SPFC é uma grande aliada neste desafio, mas qualquer passo em falso ou ação mal interpretada pode colocar tudo a perder. 

Do fundo do meu coração, quero que a nova "Era Ceni" seja positiva e vencedora. O time deixado por Crespo é bom (melhor que o de 2017!) e já tem algumas cascas. O novo treinador precisa continuar com o trabalho do ex-comandante, não começar tudo do zero.

Sua estreia acontece já nesta quinta-feira (14/10), contra o Ceará, no Morumbi, às 19h. Vamos ver como time e torcida vão se comportar.

Bem-vindo de volta, Mito! Boa sorte!

Vai, São Paulo! 

Comentários