ESPECIAL 92: SÃO PAULO 2X0 NACIONAL-URU - OITAVAS LIBERTADORES

Goleiro Alexandre com o uniforme de jogo do São Paulo. Crédito: Reprodução

São-Paulinos de plantão!

Com a vantagem conquistada no jogo de ida, em Montevidéu, o São Paulo fez valer o mando de campo e garantiu a classificação para as quartas de final da Libertadores de 1992 ao bater o Nacional-URU, por 2 a 0, no Morumbi. 

E o time jogou sério do início ao fim. Logo aos cinco minutos, Ronaldão abriu o placar para os donos da casa. Depois de falta cobrada pelo lado esquerdo, a bola sobrou para o zagueiro que, de peixinho, completou para o fundo da rede. Se o 1 a 0 do Centenário deixou o Cluba de Fé em uma posição favorável, o resultado parcial em casa fez com que a equipe de Telê Santana ficasse ainda mais a vontade.

Sem dúvida, isso ajudou Alexandre a ficar mais tranquilo. O então jovem atleta, de 20 anos, foi a grande novidade da equipe ao substituir Zetti, expulso no Uruguai. Destaque da equipe vice-campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 92, o goleiro tinha grande envergadura e muito potencial debaixo das traves. Ele ficou famoso na disputa de pênaltis, contra o Newell's Old Boys, na final, pois ficou indicando para o Camisa 1 os cantos que os atletas argentinos batiam.

+ Especial 92: Criciúma 3x0 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: San José 0x3 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: Bolívar 1x1 São Paulo - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: São Paulo 4x0 Criciúma - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: São Paulo 1x1 San José - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: São Paulo 2x0 Bolívar - Fase de Grupos Libertadores
+ Especial 92: Nacional 0x1 São Paulo - Oitavas Libertadores

Infelizmente, esse duelo contra o Nacional virou uma das últimas atuações do Camisa 20, já que pouco depois do término da Libertadores acabou perdendo a vida em um acidente de carro. Contra os uruguaios, Alexandre não comprometeu. É verdade que a bola chegou pouco em sua meta, mas quando precisou fez boas intervenções. 

O tento que garantiu a classificação brasileira saiu aos 17 do segundo tempo. Depois de escanteio cobrado pela esquerda, a zaga uruguaia se atrapalhou e a bola sobrou para Antônio Carlos, que fechou o placar em 2 a 0.

+ Especial 92: O que rolou no Brasil e no mundo em 1992
+ Especial 92: Meu primeiro jogo de Libertadores 

Com a vitória, o São Paulo avançou para encarar o Criciúma pelas quartas de final. O regulamento da competição obrigava os times do mesmo país a se enfrentarem naquele momento. Como o Tigre tinha melhor campanha, a primeira partida aconteceu no Morumbi e a segunda em Santa Catarina. 

SÃO PAULO 2X0 NACIONAL-URU - LIBERTADORES 1992
Data: 06/05/1992
Local: São Paulo, SP
Estádio: Morumbi
Árbitro: Francisco Escobar
Público: 20.000 pagantes
Gols: Ronaldão aos 5' do 1ºT e Antônio Carlos aos 17 do 2ºT. 
SÃO PAULO: Alexandre; Cafú, Antônio Carlos, Ronaldão (Ronaldo Luis) e Ivan; Adílson (Suélio), Pintado e Raí; Muller, Palhinha e Elivélton. Técnico: Telê Santana.
NACIONAL: Sere; Saldanha, Monsechi, Silva e Soca; Saralegui, Gutierrez, Lemos e Mendes, Valdez e Gomes. Técnico: Roberto Fleitas.

O próximo jogo será contra o Criciúma, no Morumbi, em 13 de maio.

Vai, São Paulo!

Comentários